Efemérides – 13 de abril

1647 – Foi determinado, em vereança, que “todas as pessoas que tivesen pesoas fugidas as trouxesen a esta vila até o dia da festa com pena de seis mil res”.(Correio paulistano)

1742 – O oratório “Messias” de George Friedrich Händel, faz sua esa estréia mundial em Dublin, Irlanda.

1746 – Requerimento de um indivíduo prêso “por ter sido curado de bexigas em sua casa contra posturas do Senado”. (Correio paulistano)

1769 – Parte de Pôrto Feliz, com destino ao Iguatemi, a grande expedição de Teotônio  José Jusarte, com 36 grandes  embarcações. (Um manuscrito sobre Iguatemi – A.Taunay)

1821 – O Governador João Carlos Augusto d’Oyenhausen, por ocasião das eleições para deputado às côrtes de Lisboa, pede ao bispo diocesano que recomende a todos os párocos que, por sermões promovam nos seus paroquianos a prudência necessária para um caso de tanta importância, como êsse das eleições. (Cron. Paulista – J.Ribeiro).

1839 – Nasce, em São Paulo, o General Antônio Olímpio da Silveira, que tomou parte, com destaque de atuação, na Guerra do Paraguai e na Campanha de Canudos. (Cron. Paulista – J.Ribeiro, Estado e os “Sertões”)

1864 – A capela de S.Pedro, no município de Constituição, atual Piracicaba, é elevada à categoria de freguesia, pela lei 12.

1871 – O Padre Pires da Mora, pela quinta e derradeira vez, recebe o Govêrno, do conselheiro antônio da costa Pinto e Silva, passando-o a 29 de abril, a José manuel da Silva (Barão do Tietê).

1880 – São José do Rio Nôvo, considerado o povoado mais antigo do ex-sertão do Paranapanema, fundado por José Teodoro de Souza, é elevado a distrito de paz, com a denominação de Campos Novos. É a atual Campos Novos Paulista.

1913 – É assassinado, na Capital, pela própria espôsa e parceiros, João Antônio de Oliveira, o Tenente Galinha, terror dos bandidos que infestavam o interior do Estado.(Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1917 – Falece, na Capital, o engenheiro Antonio Francisco de Paula sousa, diretor da Escola Politécnica desde a sua fundação, em 14 de novembro de 1893, antigo Ministro da Viação. (Anuário da Escola Politécnica da Univ. de S>Paulo)

1919 – Realizam-se eleições para presidente da República, sendo eleito Epitácio Pessoa. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1960 – Lançado pelos Estados Unidos, o Transit 1-B, o sistema de navegação por satélite do mundo .

1966 – Morre, em Paris, com 82 anos de idade, o escritor Georges Duhamel, membro da Academia Francesa. O notável literato estêve em São Paulo, em 1947, aqui pronunciando conferências.