Efemérides – 10 de junho

1612 – Oficiais da Câmara da Vila de São Paulo e o seu povo reúnem-se para protestar com respeito ao desvio, realizado pelos jesuítas, dos índios que a todos deveriam prestar serviço.(Pedro Taques)

1628 – Em vereança, é empossado no cargo de juiz dos ferreiros Gaspar Dias. Tendo por companheiro Bartolomeu Bueno, o Velho ( O Estado 6-6-66)

1773 – Documento firmado pelo Capitão General, nomeia administrador do povoado recente de Santo Antonio de Paraibuna, atual Paraibuna, a Manoel Antonio de Carvalho, considerado seu fundador.

1790 – Embarca, de regresso a Lisboa, o astrônomo paulista Dr. Francisco José de Lacerda e almeida, depois de concluída a comissão que lhe fora cometida pelo governo da Metrópole e que o levou a percorrer, durante dez anos e oito meses, o interior do país. Deveu sua eleição para membro da Real Academia das Ciências de Lisboa à apresentação do “Diário da Viagem de Vila Bela a São Paulo” (Diário de Viagem”, prefácio de Sergio Buarque de Holanda)

1793 – Nasce, em Mucidan, arrabalde de Bordeus, França, Martim Francisco de Andrada (Martim Francisco II). Seria lente da Faculdade de direito de São Paulo, e deputado geral pela mesma Província, em várias legislaturas. Integraria o Gabinete de 3 de agosto de 1866, primeiramente como Ministro de Estrangeiros e, depois, como Ministro  da Justiça. Faleceria nesta Capital, ao s 2 de março de 1886. (Efemérides Brasileiras -Rio Branco)

1832 – É elevada a vila a freguesia de Anto Antonio de Paraibuna , atual Paraibuna. (Cronol. Paulista -J.Ribeiro)

1850 – Pela Lei 404 (15, de 1850), sancionada pelo Presidente da Província, Dr. Vicente Pires da Mota, é elevada à categoria de vila a freguesia de Nazaré, do município de Atibaia, que fica constituída por seu território e pelo da freguesia de Santo Antonio. É hoje, Nazaré Paulista. (Leis Provinciais)

1856 – Chega a São Paulo o cidadão português José Maria Lisboa, a quem muito deveu o desenvolvimento da arte tipográfica em São Paulo. Militou na Imprensa Paulista, tendo trabalhado no “Correio Paulistano”, na “Província de São Paulo”, da qual foi gerente. Fundou alguns jornais, inclusive o “Diário popular”, que ainda circula, em São Paulo. Editou vários almanaques,  entre os quais o precioso “Almanaque Literário de São Paulo”. Aceitando a naturalização, instituída pela Constituição republicana de 1891, foi eleito membro do primeiro Congresso constituinte Paulista(Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1862 – Toma posse da Diocese de São Paulo, por intermédio de seu procurador, Pe.Joaquim Manuel Gonçalves de andrade, seu oitavo Bispo, Dom Sebastião Pinto do Rego. (Hist. da Prov. Ecles. de SP`- V.Vasconcellos)

1872 – Aparece, em Pindamonhangaba, o primeiro número de “A  dissolução” de propriedade e única redação de Manuel Eufrásio de Toledo.

1881 – Circula o primeiro número do  órgão do partido Republicano a “Gazeta de Piracicaba” sob a direção do alferes Joaquim Borges da Cunha. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – É empossado o último Presidente da Província, 53º ocupante do cargo, o Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, que seria deposto a 15 de novembro do mesmo ano. (De 16-11-89 até ser eleito o 1º governador, o governo foi constituído de um triunvirato). Nascido em Diamantina,Minas Gerais, bacharelara-se em Direito pela Academia de São Paulo. Em reconhecimento por sua atuação durante a campanha do Paraguai, o governo imperial outorgou-lhe a patente de Brigadeiro honorário do Exército. Dedicou-se à atividade literária, merecendo destaque, entre seus trabalhos, “O Selvagem” e “Viagem ao rio Araguaia”. (Galeria -Eugenio Egas)

1888 – “O Grito do Povo”, semanário republicano, redigido por Hipólito da Silva, principia a circular. Era vendido nas ruas desta Capital, de Santos e do Rio de Janeiro, a 40 réis o exemplar e distribuído, profusa e gratuitamente, nos colégios, oficinas e quartéis. (Imprensa Periodica-A.Freitas)

1890 – Alberto de Sousa, Luíz de Carvalho e Joaquim Potiguari lançam, na capital, o jornal satírico “O Bisturi”. Era a “folha para o Zé-povinho, dirigida por um grupo de Zés sem nome” (Imprensa Periódica -A.de Freitas)

1892 – Aparece o primeiro número da “Folha Academica”, mensário de distribuição gratuita, dirigida por estudantes de Direito (Imprensa Periódica-A.Freitas)

1900 – Circula em São Paulo, pela primeira vez, o órgão literário e humorístico “O Micróbio”.

1905 – O periódico “O Gaiato”, crítico e humorístico, é lançado na Capital, com a declaração de que era de propriedade dos sócios Zé Escovado & A.Malandro. (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1911 – É editado e, São Paulo, o semanário “vivaz, independente e irônico”, “Don Chisciotte” redigido em italiano. (Imprensa Periódica-A.Freitas)

1914 – Vem a lume, nesta Capital, o jornal “Ultima Hora”que se dizia imparcial e sem programa político. (Imprensa Periódica -A. Freitas)

1945 – Assinalando o transcurso do aniversário do assassinato de Giacomo Matteoti, brasileiros e italianos fazem realizar uma sessão cívica no Cine Oberdã, em São Paulo, em que, durante o regime ditatorial, fazem rasgados elogios à democracia e fulminam os gvernos discricnários. Entre outros, fizeram-se ouvir aureliano Leite, Pelagio Lobo  e o intelectual italiano Antonio Pirarollo (Hist. da Civ.Paulista -a.leite)

1952 – Toma posse, na Diocese de Ribeirão preto, seu terceiro Bispo, D.Luis do Amaral Mousinho. Este antístite viria a falecer aos 24 de abril de 1962.

1966 – Chega a São paulo o Presidente da República, Marechal Castelo Branco, onde fica por sete horas. Assiste, em Moji das Cruzes a inauguração da Usina de Aços Anhanguera.

1966 – A Comissão Nacional pra as Comemorações do “Dia de Anchieta”(9 de junho) encerra a comemoração deste ano com uma sessão solene na Academia Paulista de Letras, quando proferiu uma conferência sobre  “Anchieta o enciclopédico”, o acadêmico Aureliano Leite.

1966 – Pinhal instala a sua Faculdade de  Direito, proferindo a aula inaugural o Reitor da Universidade de São paulo (Diário de São paulo, de 11-6-66)