Efemérides – 06 de agosto

1641 – A Câmara e o povo de São Paulo elegem Amador Biueno para ir a Portugal como procurador dos paulistas, a fim de tratar de negócios do bem comum. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1653 – D. Alvaro Pires de Castro, 6º conde de Monsanto e então donatário da Capitania de São vicente, designa Gonçalo Couraça de Mesquita para Capitão-mor da capitania. (Catálogo de docs)

1725 – D. João V, por carta régia, reitera a Rodrigo César de Menezes a conveniência da sua ida a Cuiabá. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1822 – Germano Alves Moreira e sua mulher, por escritura pública, doam terreno no lugar denominado Campo Limpo das Araras, a fim de ser levantada a igreja matriz, para aí sendo transferido o povoado do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, que havia tido início entre os rios Pardo e Sapucaí.

1840 – O Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, pela segunda vez, como 11º presidente, assume o govêrno da Província, ficando no cargo até 15-7-1841.

1866 – Nasce em Campinas, Carlos de Campos, que viria a ser o décimo segundo presidente do Estado, tendo tomado posse a 1º de maio de 1924. Faleceu a 27 de abril de 1927, quando no governo.

1873 – É criado o tribunal de Relação de São Paulo. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1875 – A vila de socorro é invadida por bando de sediciosos que toma, de escrivão de paz, os papéis de alistamento militar, queimando-os no largo da Matriz. A 25 do mês repetiram-se esses atos de vandalismo. (Cronol. – A.Marques)

1881 – Publica-se o “Boêmio”, semanário humorístico, tendo como redatores Valentim Magalhães, Ezequiel Freire e outros acadêmicos.

1890 – O Governo da União concede privilégio a Eduardo José de Morais, para navegação de Iguape e Paranagué. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1898 – A Companhia de diversões e Esportes obtém licença para abertura de um jogo de pelota denominado frontão, na Rua da Boa Vista.

1908 – Pelo decreto 7.053, a Região de Inspeção Militar, sediada em São Paulo, passa a denominar-se 10ª Região de Inspeção Militar (Relatório da 2ª Região)

1932 – Parte para a frente o batalhão de voluntários “Felipe Camarão”, organizado na Capital. ( O Estado)

1947 – Falece, na Capital, o cientista Clemente da Cunha Ferreira, nascido em Resende, no Estado do Rio, a 29 de setembro de 1857. Notável tisiólogo, foi o fundador, em São Paulo, da Liga Paulista contra a Tuberculose.