Efemérides – 05 de agosto

1709 – Realiza-se  asenção experimental do invento do santista Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, chamado por isso, o “Padre Voador”, em Lisboa, assistido pelo rei e pela côrte. Alguns autores dão ao acontecimento a data de 8 de agosto deste ano. (Cronol. – A.Marques)

1731 – Embarca, em Araritaguaba (Porto Feliz) para Cuiabá, com grande séquito ocupando cerca de duas dezenas de canoas, o conde de Azambuja, D. Antonio Rolim de Moura, 1º governador de Mato Grosso, e futuro vice-rei do Brasil. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1824 – Na vila de Atibaia, nasce  Joaquim Pinto de Araujo Cintra, 2º barão de Campinas  (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1841 – é encarregado o sargento-mor Joaquim José de Oliveira de abrir a estrada denominada “Paturau”, entre Cananéia  e Curitiba. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1846 – Nasce, em Pindamonhangaba, o maestro João Gomes de Araujo. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1859 – Frei Inacio do Coração de Jesus e Melo, prior do convento do Carmo, morre estrangulado por dois pretos escravos (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1884 – O “Diário de Santos” expõe amostras de borracha originária do Estado.

1885 – Tem início a publicação da “Revista Republicana”, sob a direção de João Ribeiro Junior.

1896 – O bairro de Jaguari, no município d Mogi Mirim, passa à categoria de distrito de paz. É a atual localidade de Jaguariuna. (Distritos de Paz do Estado – Djalma Forjaz)

1896 – A povoação de Santa Rosa do Viterbo, no município de São Simão, passa à categoria de distrito de paz, com a denominação de Santa Rosa, pela lei 434, (Distritos de Paz do Estado – Djalma Forjaz)

1909 – Chega a São Paulo o escritor francês Anatole France que profere, na Capital, duas conferências e visita a  fazenda do conde do Pinhal, para conhecer a cultua do café. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1910 – deixa a presidência do Estado, cargo que vinha exercendo interinamente desde 5 de fevereiro, o vice-presidente Fernando Prestes.

1926 – É criado, no município de Buri, o distrito de paz de Aracaçu, pela lei nº2.130. (Distritos de Paz do Estado – Djalma Forjaz)

1932 -Voltam de Minas, aonde foram como parlamentares do Governo de São Paulo, na esperança de ser alcançado um “modus vivendi” com o Governo de lá, Fernando costa. Aureliano Leite e Marcos Mélega. Nada de concreto foi conseguido. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1936 – É lavrada escritura pública do estabelecimento da “Fundação antonio e Helena Zerrener”, de acordo com o testamento desses dois titulares, objetivando ampla assistência aos trabalhadores da empresa de que foram os maiores acionistas, a Companhia Antártica.

1957 – Com expressivas demonstrações de respeito e de carinho do Governo e da população da Capital, é inumado, no Cemitério da Consolação, o corpo do presidente Washington Luís Pereira de Sousa.

1967 – A pianista Guiomar Novais Pinto, recebe, no IHGSP, a medalha da “Imperatriz Leopoldina”.