Efemérides – 04 de agosto

1543 – Antonio rodrigues, o companheiro de João Ramalho, morador defronte de Tumiaru, toma posse do cargo de almotacé de São Vicente. (Cronol. a.Marques)

1590 – Bartolomeu Bueno casa-se com Maria Pires, trineta do cacique Piquerobi.No ano seguinte nascia o 1º fiho do casal: Amador Bueno, que se casaria em 1610 com Bernarda Luís Camacho, tetraneta de Tibiriçá. (Hist. da Civ. Paulista – A. leite)

1690 – O grão de ouro é fixado, por lei, em vintém e a oitava em 1500. (Hist. da Cidade de SP  A.Taunay)

1699 – Morais Navarro obtém estrondosa vitória contra os “bárbaros tapuias do Nordeste”. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1724 – Falece Pedro Taques de Almeida, comandante da fortaleza de Ipanema e contador da Fazenda Real da Capitania de São Paulo, Juíz da Alfândega de Santos e Capitã0-Mor. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1725 – Em sessão da Câmara, escreve-se uma carta ao ouvidor geral,. pedindo sua vinda, para substituir o famigerado Manuel de Melo Godinho Manso, que cometia toda sorte de arbitrariedades. (O Estado)

1736 – O povo de São Paulo representa ao Rei contra a atuação de Caldeira Pimentel, que estorvava, por todos os meios, os descobridores do ouro de Goiás; (Hist. das Bandeiras Paulistas – A. Taunay)

1774 – O Morgado de Mateus pede providencias para a libertação do sertanista paulista Capitão Antonio Silveira Peixoto, injustamente detido em Buenos Aires, desde 1770. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1807 – Antonio dos Santos chumbinho, que contratara a demolição do teatrinho Casa da Ópera, do empresário João Pereira, oficia ao Presidente da Província, Antonio Cândido da Rocha, pedindo prorrogação do prazo ( Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1885 – Aparece o 1º número de “A Luva de Ouro”. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1891– Falece, em São Paulo, o Prof. José Rubino de Oliveira, natural de Sorocaba, que lecionou na Faculdade de Direito. (O Estado)

1897 – O Intendente de obras foi autorizado a mandar fazer as adaptações necessárias do antigo prédio no Tesouro Nacional, esquina da Rua 15 de novembro com a Rua do tesouro, a fim de ser no mesmo, instalada a Câmara Municipal. (Diário da noite)

1898 – A povoação de Cascavel, no município de São João da Boa Cista, passa a distrito de Paz. (Djalma Forjaz)

1906 – 0 12º Bispo de são Paulo, D. José de Camargo Barros, de volta de Roma, no navio “Sirius”, morre no naufrágio desse transatlântico. Sua vaga é preenchida por D. Duarte Leopoldo,  removido da diocese de Curitiba. (Hist. da civ. Paulista – A. Leite)

1932 – a liga das Senhoras Católicas organiza oficinas para confecção de fardamentos e agasalhos para os soldados constitucionalistas.

1937 – É criado o distrito de paz de Rinópolis, em Araçatuba (Lei nº 3.024)

1957 – Falece em São Paulo, o estadista Dr. Washington Luis  Pereira de Sousa, presidente do Estado (1920-1924) e da República (1927-1930), deposto pela revolução de 1930 (dos Jornais).