Efemérides – 03 de agosto
1690 – Contra a Câmara da Vila de São Paulo, que não coibia o abuso dos mercadores de gêneros, verifica-se reação popular, pelo que se nomeiam, por aclamação, dois procuradores do povo encarregados de fiscalizar a atuação municipal. (Hist. da Cidade de SP – A.Taunay)
1699 – Carta régia nomeando ouvidor geral em São Paulo o Dr. antonio Luis Peleka (Cronol. – A.Marques)
1784 – Em um dos primeiros dias de agosto, tido por alguns como o dia 3, para outros dia 9, nasce na capital um menino, engeitado na casa do sub-diácono Fernando Lopes de Camargo. Batizado no dia 17 do mesmo mes, ao menino se dá o nome de Diogo Antonio Feijó. Viria a se tornar numa das principais figuras do Império. Faleceu, também na Capita, em 10 de novembro de 1843.
1811 – A cidade de Tietê, então um povoado, passa à freguesia, sob a invocação da Santíssima Trindade de Pirapora. (Cron. Paulista-J.Ribeiro)
1838 – É criada, na Capital, uma Diretoria Vacínica. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)
1865 – Toma posse da presidência da Província, recebendo-a do conselheiros Joaquim Floriano de Toledo, o Conselheiro e Professor João da Silva Carrão,natural de Curitiba. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1904 – Leis 917 e 918 criando os distritos de paz de Guariba, no Município de Jaboticabal e de Igaraí, no município e comarca de Mocóca. (O Estado)
1912 – É criado o distrito de paz de Jurema, no município de comarca de Taquaritinga. (Lei 1315)
1932 – Os delegados de São Paulo Fernando Costa, Aureliano Leite e Marcos Mélega, encontram-se em Soledade, Minas Gerais, com os representantes do Governo de Minas, Secretário Gustavo Capanema e Coronel Gabriel Marques, levando-lhes uma proposta de tréguas entre as forças combatentes paulista e mineira, para um definitivo acordo em torno do que pleiteia São Paulo. O entendimento foi rejeitado pelos delegados mineiros, que alegaram os compromissos de Minas com a ditadura, combatida por São Paulo.(Martírio e Glória de São Paulo – A.Leite)
1932 – O jornal “O Estado de São Paulo” lança a campanha do binóculo para o Exército Constitucionalista. (O Estado)
1932– A “M.M.D.C.”lanã a campanha do capacete de aço para o soldado constitucionalista. (O Estado)