Efemérides – 27 de fevereiro
1814 – O sargento-mor Frederico Guilherme de Varnhagen é nomeado diretor da Fábrica de Ferro de São João de Ipanema. (Folha de São Paulo)
1818 – O tenente-coronel Frederico Guilherme de Varnhagen, em requerimento ao Rei, solicita que seus três filhos Timóteo, José e Francisco Adolfo possam assentar praça como cadetes da Legião de São Paulo e que o mais velho, Francisco Adolfo, depois disso, possa partir para a Alemanha, para prosseguir seus estudos.
1827 – Falece o Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão, que desempenhou funções públicas de relevo. Proprietário da Fazenda dos Campos, nas cabeceiras do ribeirão Piracuama, dele adviria a denominação de Campos do Jordão para a magnifica estância climatérica que ali surgiu.
1842 – Silveira, fundada em princípios do século 19, pelo Capitão José Ventura de Abreu e Francisco Guedes de Siqueira, é elevada à categoria de freguesia (Cron.Paulista-J.Ribeiro)
1860 – Nasce, na Capita, o escritor e jornalista Eduardo da Silva Prado, falecido aos 41 anos de febre amarela, contraída no Rio de Janeiro, aonde fora proferir uma conferência, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, por ocasião do terceiro centenário de Anchieta. Escreveu, entre outros trabalho o livro ” A Ilusão Americana’. Foi defensor ardoroso do regime monárquico. (Folha de São Paulo e outras fontes).
1881 – Aparece em Moji das Cruzes o primeiro número da “Gazeta de Moji das Cruzes”(Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1886 – Em Santos, em audiência especial do Juiz de Direito da Comarca são declarados livres, em virtude da Lei Saraiva, os escravos maiores de 65 anos.
1907 – Rui Barbosa, membro do IHGSP, é convidado para representar o Brasil na II Conferência de Paz em Haia (Holanda) , notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido “O Águia de Haia“. (0s 365 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos e Wilkpedia)
1931 – Falece, na Capital, o jurisconsulto e estadista Antonio Dino da costa Bueno, professor da Faculdade de Direito, Senador Estadual e que ocupou a presidência do Estado, entre 27-4-1927 a 14-7-1927 (Folha de São Paulo)
1945 – O D.I.P. (Departamento de Imprensa e Propaganda) suspende de funcionamento a “Rádio Tupi”, mas, sob pressão da opinião pública, teve de revogar, no dia seguinte, o ato de violência. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)