Efemérides – 28 de fevereiro

1598 – Pedro Colaço, procurador de Martim Afonso de Sousa, faz doação, à Câmara da Vila de São Paulo, de terras para o rocío e chão para casas e para gado e para tudo aquilo de que seu povo tiver necessidade (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1675 – Carta régia, concedendo privilégio, por 10 anos, a Domingos Ferreira Pereira, morador na Capitania do Rio de Janeiro, para, na comarca de São Paulo, minerar ferro, chumbo ou estanho, podendo estabelecer uma ou mais fábricas para caldear esses metais. O concessionário nada faria.(Cron. Paulista – J. Ribeiro e Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1736 – São convocadas as pessoas da nobreza e povo para efeito de se dar ciência sobre medidas relativas ao consumo de sal nesta cidade e seu têrmo, de acordo com instruções do “excelentíssimo conde-jeneral” (Correio Paulistano)

1829 – A Marquesa de Santos, D.Domitila de Castro Canto e Melo, repudiada pelo Imperador, volta a residir em São Paulo (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1838 – É restabelecida, por lei provincial, a freguesia de Itaquaquecetuba, fundada em  1624 pelo Padre João Alvares (Correio Paulistano)

1838 – A povoação fundada por Antonio Manuel de Oliveira, vulgo Antonio Machado, pelos anos de 1822 ou 1823, e seus cunhados Ignácio e Francisco Cândido, naturais de Minas Gerais, vindo das paragens de Itajubá, é elevada a freguesia. É, hoje, a cidade de São João da Boa Vista, pela lei 17.  Em 1824, Antonio Machado e sua mulher, Mariana maria de Jesus, doaram em cumprimento de um voto, a Santo Antonio, ao que acedeu Machado. (Cron. Paulista – J. Ribeiro) (Paulista e Mineiros” – M. Leite)

1838 -Nossa Senhora da ajuda de Itaquaquecetuba, atual  Itaquaquecetuba, é elevada à categoria de freguesia, pela lei nº 17

1838 – A capela de Nossa Senhora do socorro do Rio Peixe, em território do município de Bragança, é elevada à categoria de freguesia.

1842 – A freguesia de Silveiras é elevada à categoria de vila.

1844 – A capela, edificada em 1832, por José Ferreira da Silva, natural de Minas, no sítio onde já residiam outros mineiros e catarinenses, sob a invocação de Nossa Senhora do Belém do Descalvado, é elevada à categoria de freguesia. (“Paulistas e Mineiros “- M. Leite) (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1844 – Nossa Senhora das Dores da Fazendinha no município de Itapetininga é elevada à categoria de freguesia com o nome de Sarapuí, pela lei nº 22.

1866 – É elevado à categoria de freguesia, o curato de Santo Antonio da alegria, na comarca de Batatais. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1866  – A antiga povoação de Capela de Samambaia, é elevada à categoria de freguesia, com o nome de Rio Bonito. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1872 – Escada, atual Guararema, pela lei nº 1, é restituída como freguesia, categoria de que fora exautorada em 1850, pela lei nº 6 de 23 de maio.

1889 – São Sebastião da Alegria, atual pederneira, é elevada à categoria de freguesia, pela lei nº 22.

1891 – São João de Bocaina, atual Bcaina, é elevada à categoria de  distrito da paz pela lei nº 131.

1927 – Desce, na Represa de Santo Amaro, o hidroplano italiano conduzido pelo Marques de Pinedo (Hist. da Civ. Paulista – A. leite)

 

dia 29 ( o ano de 2018 não é bissexto)

1592 – Os oficiais da Câmara, reunidos, estabelecem “cõ ho porteiro francisco lião que servise este ano pelo preso que até guora servio de mil quatroicêntos res cada anno”. Francisco leão foi encarregado de arrecadar o que fosse devido aos cofres do Município pelos que cortavam carne, além das multas, as quais auferia a metade.

1744 – Demanda do Mestre de Campo, Diogo Pinto do Rêgo, com a Edilidade, por causa das terras dos índios da aldeia de São Miguel.

1772 – É determinada a prisão dos infratores e do confisco de gênero, aos que vendessem gênero pelas ruas, sem licença e sem medida aferidas.

1896 – Por ato municipal é reorganizada a Repartição de Polícia e Higiene.

1924 – Em virtude de ato municipal, é fixado o preço da carne de primeira, segunda e terceira, respectivamente, em mil e quinhentos réis, mil réis e quinhentos réis.