Efemérides – 20 de fevereiro
1677 – A denominação “bandeira”, referindo-se a grupos de paulistas trucidados por índios do vale do São Francisco , é empregada pelo govêrno interino, sucessor do Visconde de Barbacena. (Hist. da Cidade de São Paulo -A. Taunay)
1696 – Carta régia proíbe que as escravas usem vestidos de seda, de cambraia ou de holanda com rendas ou sem elas, e também com guarnição de outro ou prata. (Correio Paulistano)
1706 – Amador Bueno da Veiga responde à carta em que o Padre Geral da Companhia de Jesus o contempla com o título de “Fundafor do Colégio de São Paulo”. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1720 – Provisão régia dá, a Alfândega de Santos, atribuições iguais às do Rio de Janeiro. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)
1720 – Provisão régia cria a Capitania de Minas Gerais, destacada da de São Paulo e Minas e para aquela despachando, como capitão-general, a Rodrigo César de Menezes (Hist. das bandeiras Paulistas – A.Taunay)
1756 – alvará régio concede 30.000 cruzados dos cofres reais para a edificação da catedral de São Paulo. (cron.Paulista – J.Ribeiro)
1816 – Por aviso régio é determinado ao governo da Capitania de São Paulo que faça constar ao comércio que, havendo sido preso e recolhido à Ilha de Santa Helena, o general Napoleão Bonaparte, está proibida qualquer comunicação com essa ilha. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1841 – A capela de Santa Branca, povoação a nordeste da Capital, é elevada à categoria de freguesia. (Estado de São Paulo)
1841 – É, pela lei 12, elevada à categoria de freguesia a capela de Nossa Senhora das Dores de Itapecerica, atual Itapecerica da Serra. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)
1854 – O Padre Vicente Pires da Mota, paulista, toma posse da presidência da Província do Ceará.
1857 – Itatiba, então denominada Belém de Jundiaí, é elevada à categoria de vila pela lei nº 2.
1866 – A capela do Senhor Bom Jesus de Tremembé, passa a ser freguesia pela lei nº 1.
1866 – A capela de Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, atual Anhembi, é elevada à categoria de freguesia pela lei nº 3.
1877 – É inaugurado o ramal da Ituana até Piracicaba. (Cron. Paulista – J.Ribeiro e Hist. da Viação Paulista de A.Pinto)
1896 – Lei desta data autoriza a construção de um Teatro Municipal (Correio Paulistano)
1908 – É inaugurado o Teatro Colombo, na Capital, com a pela “Maria Antonieta”, pela companhia Italiana dirigida pelo Comendador Antonio Bolognesi.
1927 – Reúne-se, na Capital, o Primeiro congresso Brasileiro de Serviço Social. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1927 – Morre, na Capital, o político Carlos Augusto Pereira Guimarães, nascido em Paraibuna, a 15 de janeiro de 1862. Foi vice-presidente do Estado. De 11 de outubro de 1913 a 4 de janeiro de 1915, exerceu a presidência, por motivo de moléstia do presidente Rodrigues Alves. (Diário de São Paulo)
1948– É inaugurada, nesta Capital, à Avenida São João, a Casa do Estudante. (Folha de São Paulo)