Efemérides – 3 de maio

1580 – O testamento de João Ramalho é averbado no cartório de notas da vila de São Paulo pelo tabelião lourenço Vaz. (João Ramalho e Santo André da Borda do Campo – A.Taunay) no arquivo de José Bonifácio foi encontrada uma cópia, pois o original se perdera (Jornal)

1758 – Falece Jerônimo Pedroso de Barros, natural da Vila da Parnaíba. Foi provedor dos quintos nas minas de Caetés (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1850 – Explode violenta insurreição de escravos em Campinas, que foi, porém, sufocada imnediatamente (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1856 – A capela de Nossa Senhora do Patrocínio do jaú, onde teve origem a localidade de Jaú, onde teve origem a localidade de Jaú, é elevada a Curato, por provisão do bispo de São Paulo, D. Antonio Joaquim, de Melo.

1875 – Inauguração da 1ª Secção da Estrada de Ferro Mojiana entre Campinas e Jaguari (Cronol.- Azevedo Marques)

1877 – É elevado à categoria de município o distrito de Paiolinho que, a 10 de fevereiro de 1888, por um manifesto de sua gente, dá liberdade a seus escravos. Passou, com esse ato, a denominar-se Redenção, atual Redenção da Serra.

1886 – Surge, na Capital, “O Provinciano”, folha liberal, redigido pelos Drs. Martim Francisco Bueno de andrade e Teófilo Dias (Cronol. Paulista- J.Ribeiro)

1886 – É instalado o município de Santa Cruz do Rio Pardo, fundado nos meados do séc. XIX pelos mineiros Manuel Francisco Soares e Pedro Manuel de Andrade. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros)

1887 – Aparece o primeiro número de “A Pena”, quinzenal, literária e noticiosa.(Cronol.Paulista – J.Ribeiro)

1889 – Em Araras, é lançada a pedra fundamental para edificação do Hospital da Santa Casa de Mmisericórdia, obra benemérita de iniciativa do Barão de Araras. (Cronol.Paulista – J.Ribeiro)

1911 – Funda-se, em Moji das Cruzes, o Centro Dramático e Recreativo Internacional. (Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)

1923 –  é instalado o distrito de paz de Ibirarema, antiga “Pau d’Alho’, criado pela lei de 11-12-1922.

1930 – É instalado o distrito de Paz de Alecrim, atual município de Pedro de Toledo. Esse distrito foi criado pela lei 2.384 de 13 de dezembro de 1929.

1939 – o Gen. de Divisão Maurício José Cardoso assume o comando da 2ª Região Militar, com sede na Capital de São Paulo (Relatório da 2ª R.M.)

1944 – Nasce, com uma cruz invocando a proteção de São Sebastião, o povoado de Jacilândia, que é, hoje, o município do Valentim Gentil.

1950 – Morre, na Capital, Morvan Dias de Figuieiredo, nascido em Recife, a 11 de setembro de 1890. Pioneiro industrial, fundador e sócio da firma Nadir Figueiredo & Cia Ltda. Diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Foi ministro do Trabalho de 1946 a 1948.