Efemérides – 4 de maio

1661 – Na vila de Santos, nasce o Padre Gaspar Gonçalves de Araújo, que foi vigário dessa Paróquia e provisor Geral do Bispado da Bahia. (Cronol.Paulista _J.Ribeiro)

1707 – Surge, na pessoa do Doutor José Rodrigues de Abreu, o primeiro médico formado da Capitania. (Hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1761 – D. José I, por decreto, isenta o café do pagamento de direitos. A plantação dessa rubiácea começa em São Paulo, em pequena escala, no fim do século XVIII, e viria constituir sua principal cultura. (Cronol. Paul.-J.Ribeiro w Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1765 – Os oficiais da Câmara Municipal de itu representam a El-Rei contra os incômodos que experimentam os moradores de “Araritaguaba”, hoje Pôrto Feliz, obrigados a pagar, anualmente, cada pessoa, “Meia Pataca de Conhecença” ao respectivo vigário. Conhecença, na sua antiga significação, prêmio, reconhecimento, gratificação (Cron., Paulista -J.Ribeiro)

1816 – Nasce, em Olinda, Joaquim Saldanha Marinho, que viria  a ter destacada situação em São Paulo, tendo sido presente da Província entre 24 de outubro de 1867 e 24 de abril de 1868. Durante o seu governo, foi fundada a Companhia Paulista de Estradas de Ferro,m para o que, expressivamente, contribuiu a sua esclarecida orientação. (Folha de São Paulo)

1816 – Em vereança, é nomeado o capitão João Gonçalves de Oliveira para fiscal da fundição. A fundição duraria até as proximidades da Independência (Estado de 4-5-66)

1826 – São nomeados senadores por São Paulo e tomam posse Dom Francisco de Assis Mascarenhas, então Conde e depois Marquês da Palma, e o doutor José Feliciano Fernandes Pinheiro, Visconde de São Leopoldo. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro; Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1826 –  O Brigadeiro Gavião Peixoto, encarregado pela Câmara Municipal da Capital de felicitar o Imperador pela heróica resolução de ficar no Brasil, desincumbe-se da missão. (Hist. da Civ. Paulista- A.leite)

1854 – Procede-se ao recenseamento da população da Província de São Paulo, obtendo-se o seguinte resultado:-população da Província, 400.000 habitantes.

1861 – Nasce, na cidade de Itu, Firmiano de Morais Pinto, que viria a ser deputado federal por São Paulo e prefeito da capital. (folha de São Paulo)

1873 – A Assembléia Geral dos acionistas da companhia Paulista de Estradas de Ferro autoriza a Diretoria a contratar, com o Govêrno, a construção do trecho de Campinas a Rio Claro, nas mesmas condições do contrato anterior. (Hist. da Viação Pública de São Paulo – A.Pinto)

1877 – É distribuído, nesta capital, o primeiro número de “Reação” órgão do Círculo de Estudantes Católicos (Cronol.Paulista -J.Ribeiro, Hist. da Civ.Paulista- A.Leite)

1881 – É fundado, na Capital, o “Clube Internacional”, por iniciativa de Francisco ARcher Upton, com finalidades recreativas. (Cronol.Paul.- J.Ribeiro)

1892 – A Câmara Municipal de Moji das Cruzes oficia ao Presidente da Província, participando que nova avassaladora epidemia de varíola ali irrompera.(Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)

1899 – Os amigos do doutorando Galvão Bueno realizam, em Santos, a entrega do mimo que lhe ofereceram como prova de gratidão pelos importantes serviços prestados por ele aos enfermos no lazareto da Cruz Branca ( Cronol.Paul. – J.Ribeiro)

1903 – assume o governo do Estado o vice-presidente Dr. Domingos Correa de Morais, que  ficaria no cargo até 8 de julho de 1903.

1931 – Cria-se na Força Pública de São Paulo, o cargo de General-Comandante, em substituição ao de Coronel-comandante, com vencimentos iguais aos oficiais generais do Exército. (A Gazeta Esportiva)

1937 – Falece, na Capital, o poeta, escritor e historiador Paulo de Oliveira Leite Setúbal, nascido em Tatui a 1º de janeiro de 1893. Era membro da Academia Paulista de Letras  (Folha de São Paulo)

1940 –  Vila Paraíso, antiga São Sebastião do Turvo, pelo decreto estadual 11.069, passa a denominar-se, simplesmente, “Paraíso”.

1943 – É festivamente recebido na Capital, o General Higino Martinez Morinigo, presidente da República do Paraguai (Folha de São Paulo).