Efemérides – 25 de março

1576 – Afonso Sardinha, o Velho, empossa-se no cargo de vereador da Câmara de São Paulo. Viriam a pertencer-lhe todas as terras de Carapicuiba (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1722 – É remetido preso para Lisboa o paulista Jacinto Barbosa Lopes, Provedor da Fazenda Real das Minas de Cuiabá, acusado de haver trocado sete arrôbas de ouro do real erário, por sete arrobas de chumbo. Depois de muito sofrer, durante anos de cárcere, pôde provar sua inocência. O furto, porém atribui-se ao Governador Rodrigo César de Menezes e, quase com certeza, ao Provedor da Fazenda, Sebastião Fernandes do Rêgo, que teve os bens confiscados e, logo restituídos.(Cron.paulista -J.Ribeiro)

1769 – É inaugurada a fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres da Barra do paranguá, mandada constuir pelo capitão-general D. Luís Antonio de Sousa Botelho Mourão.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1795 – Ocorre ligeiro maremoto em Cananéia, alarmando a população (Hist. da Civ.Paulista -A.leite)

1822 – A conselho de José Bonifácio, D. pedro segue para Minas, a fim de conciliar os ânimos exaltados e chamar à obediência a Junta Governativa, o que consegue com grande facilidade (Estado de São Paulo)

1824 – Com a promulgação da Constituição Imperial, nesta data, começaria a Província a ser governada por presidente da escolha do Monarca. O primeiro presidente, empossado a 1-4-1824, foi o Dr. Lucas Antonio Monteiro de Barros.

1876 – Na cidade de Taubaté, é fundado o Hospital Santa Isabel, a carga da Santa Casa de Misericórdia (Estado de São Paulo)

1876 – Aparece “O Constitucional”, órgão acadêmico, sendo redator o quintanista de direito Luis Paulino Pereira Pinto (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1885 – São inauguradas, no governo do Conselheiro José Luis de Almeida Couto, as obras do Monumento do Ipiranga, em comemoração da Independência do Brasil. o “Diário Popular” do dia 26 traz circunstanciada notícia (Cron.paulista -J.Ribeiro e Hist. da Cidade de São Paulo. -T.Taunay)

1890 – Ato do Governador do Estado, Prudente de Morais, suspende o ensino religioso nas escolas do Estado, em obediência a dispositivo federal, consagrando a liberdade de culto no Brasil (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1892 – insubordinam-se soldados do 7º Batalhão de Infantaria, que atacam o Corpo de Urbanos, resultando do conflito mortos e feridos (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1894 – Na Fazenda Nova, no interior do Paraná, o Coronel Pires Ferreira, comandante da Divisão, recebe e lê para a a oficialidade um telegrama de Bernardino de Campos, felicitando a tropa pelo seu vitorioso avanço ( A revolta de Seis de Setembro-P.Dias de Campos)

1895 – É rezada a primeira missa na vila do Senhor Bom Jesus das Palmeiras, sendo esta data considerada como a de sua fundação. É a atual localidade de Matão.

1896 – Falece, no Rio, ocupando o cargo de ministro do Supremo Tribunal, o Dr, Américo Brasiliense, que governou o Estado, nomeado por Deodoro, desde 7 de março de 1891 a 11 de junho, quando passa a governar como presidente por sufrágio do Congresso Constituinte Estadual, até 14 de dezembro do mesmo ano. Nesse dia, deixa a presidência, premido por tumultuosa situação com manifestações hostís e motins na Capital, que não pôde conter. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1914 – Lei desta data autoriza o Prefeito a alugar, mediante contrato, o prédio da Rua Líbero Badaró nº 27, por dezoito contos de réis por  m~es, para a instalação da Prefeitura Municipal.

1914 – Aparece, na Capital, “A Cigarra”, revista ilustrada, tendo como diretor Gelásio Pimenta.

1917 – Fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas, sendo seu primeiro presidente  o escritor, Antonio José Souto Loureiro. ) Os 366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo -A.Vasconcelos)

1935 – Getulina, fundada em 1917, é elevada à categoria de município, pelo Decreto 7.028

1935 – Itapina, antigo povoado de Itaqueri, depois”Morro pelado” é elevada à categoria de Município pelo decreto 7.031.

1935 – é criado, pelo decreto 7.032, o distrito de São João do Paraíso, atual localidade de Nhandeara. Teve comêço no povoado de que foi fundador Joaquim Salviano, natural de Bebedouro (IBGE)

2015 – São recebidos , no IHGSP, como Membros Titulares : José Horácio Halfed Rezende Ribeiro;Gisela Palumbo Comarovschi Savioli, Carlos Antonio Espírito Hofmeister Poli, José Bosco coelho Pasin, e Victor Emanuel Vilela Barbuy.