Efemérides – 14 de março

1595 – Toma posse da Capitania de São Vicente, como capitão-mor,nomeado pelo Governador D.Francisco de Souza, João Pereira de Sousa, que foi assassinado,no sertão, antes de 1606. (R.Branco)

1736 – Pedro de Morais de Siqueira e seu irmão Bartolomeu Bueno de Siqueira, no caminho de Cuiabá, no lugar denominado Caranda, no Rio Paraguai, são atacados pelos índios paiaguás, que, depois de encarniçado combate, são destroçados , mas ficando entre os mortos o bravo chefe paulista e frei Antonio de Nascentes, que acompanhava a expedição paulista. (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1756 – Nasce, na Capital, José Arouche de Toledo Rendon, diplomado em Coimbra, e que viria a ser o primeiro Diretor da Faculdade de Direito (Estado de São Paulo)

1801 – A Câmara de Porto Feliz oficia ao Governador para solicitar que seja concedida licença a Vicente Ferreira de Campos, morador da vila, para abrir uma escola, de vez que tem suficiência para o mister. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1808 – ordem do Capitão -General Antonio José Franca e Horta aos comandantes das vilas do interior da Capitania para prenderem e remeterem para a Capital, a fim de serem devidamente castigados, os moços solteiros que não tiverem modo de vida e que forem desrespeitadores e valentões e, no caso de estarem atacados de qualquer doença, que sejam corrigidos no lugar onde residirem (Estado de São Paulo)

1833 – Por resolução da Câmara, as freguesias de Nossa Senhora do Ó, São Bernardo, Conceição de Guarulhos, Juqueri, Santa Ifigênia e Brás formarão cada uma um distrito de Paz. As freguesias da Penha e São Miguel, formarão outro distrito. A freguesia de Cotia e a de M’Boi, outro. A freguesia da Sé fica dividida em dois distritos.

1837 – A Lei provincial nº 19, desta data, criando o importo de 40 réis por saco de arroz exportado, para se o resultado empregado na construção do Canal de Iguape, ligando o rio Ribeira  e o Mar Pequeno.

1839 – A freguesia de Batatais, antiga do Senhor Bom Jesus da Casa Verde de Batatais, é elevada a categoria de vila pela lei provincial nº 7.

1844 – São anistiados, por decreto imperial, os cidadãos comprometidos na revolução de São Paulo e Minas (Estado de São Paulo)

1847 – Nasce, na freguesia de Muritiba, comarca de Cachoeira, na Bahia, Antonio de Castro Alves, o grande poeta da abolição, que passou parte da mocidade em São Paulo. Faleceu, aos 24 anos de idade, na cidade de Salvador.(Estado de São Paulo)

1857 – Amparo é elevada à categoria de Município, pela lei nº 5

1872 – Nasce, em Sorocaba, o jornalista Manuel Lopes de Oliveira Filho (Manequinho), diretor do Departamento de Matas, Parques e Jardins da Prefeitura Municipal (Folha de São Paulo)

1886 – é aberto ao tráfego a linha de ferro para Santo Amaro, na Capital.

1894 – A vila de Brotas é elevada à categoria de cidade pela lei nº 16.

1926 – É solenemente instalado o município de Taquarituba, antigo São roque do Taquari.

1942 – funda-se, na Capital, a Associação Brasileira de Escritores. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1947 – Assume o governo do Estado, o governador eleito, o paulista Dr. Adhemar Pereira de Barros, que ficaria no cargo até 30 de janeiro de 1951.