Efemérides – 15 de março

1564 – Chega a São Vicente Estácio de Sá, em busca de socorros na guerra contra françeses e tamoios, então senhores do Rio de Janeiro (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1592 – É dirigido à Câmara, que em vereança toma conhecimento, uma precatória do provedor Pedro Cubas, em que solicita “oitocentos aliqueires de farinha para se mãdar ao senhor governador geral a pernãbuquo”.(correio Paulistano)

1622 – Álvaro Luis do Vale é nomeado, aos 19 de fevereiro, capitão-mor da Capitania pelo Conde de Monsanto. Em seguida, a 15 de março, para o mesmo cargo é nomeado pela Condessa de Vimieiro, João de Moura Fogaça. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1731 – Carta régia estranhando àsperamente que o capitão-general Antônio da Silva Caldeira Pimentel mandasse prender o paulista sargento-mor Bartolomeu Pais de Abreu como suposto Cabeça dos motins das minas de Goiás (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1782 – Deixa a administração da Capitania, depois de um govêrno desastrado e pernicioso, Martim Lopes Lôpo Saldanha. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1844  – A freguesia de Silveiras, passa do município de Lorena para a de Areias pela lei 34.

1845 – O Brigadeiro Manuel da Fonseca Lima e Silva, presidente da Província, determina às Câmaras Municipais que procurem todos os documentos que se relacionemcom a história pátria, em seus arquivos e os remetal ao Arquivo Público do Imp´´erio. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1861 – A Câmara Municipal concede pérmissão para que se continuem os enterramentos no antigo cemitério anexos à igreja do Brás, até que se marque outro lugar para esse fim. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1870 – É começada a construção da estrada de ferro de Jundiaí a Campinas, na extensão de 45 quilômetros. (Hist. da Viação Paulista – A. Pinto)

1936 – realizam-se, em todo o Estado, disputadíssimas eleições municipais, que decorreram com notável liberdade e lisura. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

2016 – Na sede do IHGSP, sob a presidência da Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias,  acontece a sessão solene em homenagem à memória de Dom Duarte Leopoldo e Silva , primeiro Arcebispo de São Paulo, nos 150 anos de seu nascimento, tendo a palavra o Prof. Armando Alexandre dos Santo. Na ocasião, sendo conduzido pelas palavras do Dr. Ives Gandra Martins,  é recebido como membro , Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. É o mestre de cerimônias neste evento, o Dr. Pedro Paulo  Trindade.