Efemérides – 8 de março

Dia  Internacional da Mulher – criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1975, pra lembrar 1857, quando nos Estados Unidos, operárias entram em greve por reivindicações no trabalho e são vitimadas por um incêndio na fábrica.( Os 366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – A.Vasconcelos)

1685 – reunem-se os homens bons da vila de São Paulo na Casa do Conselho, à vista dos rumores de que o povo tentaria outra vez a expulsão dos jesuítas. Elegem o bispo D. José Barros Alarcão e o Capitão Mor Pedro Taques para se entenderem com o provincial Padre Alexandre de Gusmão. (Apontamentos – A.Marques)

1709 – O povo representa à Edilidade sobre preço e venda de sal, que faltava em São Paulo, não obstante haver, em Santos, numa fragata acostada, grande quantidade.(O Estado)

1727 – Antonio da Silva Caldeira Pimentel é depachado para Governador da Capitania, sem caráter de capitão-general, com a declaração de não ter jurisdição nas Minas de Cuiabá e nas de Aguases, enquanto se não recolhesse destas minas o General César, que, com efeito, chegou a São Paulo em 1728.(Informação sobre as minas de São Paulo -Pedro Taques)

1746 – Ordena D. João V que o capitão-general de São Paulo ajuste novamente com Antônio Pires de Campos a desinfestação do caminho do Povoado às Minas de Vila Boa .(Hist. das Bandeiras Paulistas – 2º vol- A.Taunay)

1817 – Instala-se a primeira tipografia no Brasil, na cidade pernambucana de Recife. ( Os 366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – A.Vasconcelos)

1842 – a freguesia de Nossa Senhora das Dores de Taiubi, hoje cidade de Limeira, é elevada à categoria de vila. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1842 – A freguesia de Santíssima Trindade de Pirapora, hoje cidade de Tietê, é elevada à categoria de vila. (Folha de São Paulo e Encic. dos Municípios Brasileiros)

1852 – É criado o Arquivo Público do Estado (Folha de São Paulo e Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1864 – O Dr. Francisco Ignacio Marcondes Homem de Melo, depois Barão Homem de Melo, é nomeado presidente da Província, presta juramento e recebe a presidência do Conselheiro Amaral Gurgel, governando até 24 de outubro do mesmo ano, quando passa o poder ao vice-presidente Joaquim Floriano de Toledo.

1866 – Falece, no hospital de Corrientes, por ferimentos recebidos, Antônio Manuel de Melo, paulista nascido na Capital, comandante geral da artilharia do Exército Brasileiro contra o Paraguai.(Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1872 – A povoação denominada Palmital, no município de Itapetininga, é elevada à categoria de freguesia, com a denominação de Espírito Santo da Boa Vista. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1875 – Mato Grosso de Batatais, atual Altinópolis é elevada à categoria de freguesia, pela lei provincial nº 5.

1882 – É criado a freguesia de  senhor Bom Jesus do Ribeirão Bonito, no município de Brotas. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1898 – Igarapava, antiga Santa Rita do Paraíso, é elevada à categoria de cidade.

1912 – O presidente do Estado assina contrato com o Sindicato de Tóquio, para o estabelecimento da colonização japonesa na região do rio Ribeira (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1917 – O prefeito Dr. Washington Luís cria o brasão do Município de São Paulo, adotando a divisa “Non ducor duco”, da lavra de Guilherme de Almeida, sendo o desenho de José Wasth Rodrigues.

1965 – Investido da dignidade cardinalícia, regressa a São Paulo, D. Agnello Rossi, arcebispo metropolitano. (Diário Popular – Resenha noticiosa do ano)

1965 – Depois de uma crise política que causou sensação, e com a normalidade em Osasco, reassume o cargo de prefeito o Sr. Marino Nicoletti .(Diário Popular. (Diário Popular – Resenha noticiosa do ano)