Efemérides 5 de março

“Dia do Filatelista brasileiro”  e “Dia Nacional de Música Clássica”

1677 – Falece, em avançada idade,Lourenço Castanho Taques, filho de Pedro taques, elogiado por carta régia de 23 de março de 1674, por ter descoberto as minas de Cataguases e do serão de Caeté. Outra carta régia agradece a Lourenço Castanho Taques a sua intervenção apaziguadora na hostilidade entre o governador Salvador Correia de Sá e Benevides e os moradores de São Paulo, por motivo de ser, o primeiro amigo e protetor dos jesuítas. (Apontamentos – Azevedo marques)

1688 – O capitão-mor de Taubaté, Felipe Carneiro de Alcaçouva, concede ao Capitão Mateus Vieira da Cunha e a João Sobrinho  de Menezes, as primeiras sesmarias de que nasceria o povoado que é o atual município de São Luis do Paraitinga (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1729 – Carta Patente, nomeando capitão de infantaria de ordenanças do sítio e barra da Bertioga, em Santos, Antonio Gonçalves Figueira, bandeirante que, por primeiro, levantou engenho no serão de Brejo Grande, no rio São Francisco. Abriu caminhos no sertão das Gerais e formou fazendas de gado. (Apontamentos – Azevedo Marques)

1822 – E elevado à categoria de Freguesia o povoado de N.Sra, da Conceição do Tatuí.

1836 – A capela Curada de Santo Antonio da Cachoeira, município de São João de Atibaia, é elevada à categoria de freguesia. É a atual Piracaia (Cron. Paulista – J. Ribeiro_

1847 – Nasce, em Porto Feliz, Cesário Mota Junior, primeiro presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, político e higienista de notável atuação no Estado. Foi deputado provincial e secretário do Interior, no governo Bernardino de Campos. Durante a sua gestão como secretário, foi criada a Escola politécnica, a de Farmácia, o Ginásio do Estado e a Escola Normal de Itapetininga. Faleceu a 25 de abril de 1897 (Folha de São Paulo)

1855 – A povoação de São João Batista do Rio Verde, erigida em vila em 1871, é elevada a freguesia (JJR)

1856 – a freguesia de Santa Branca é elevada a vila pela Lei nº 1

1887 – É inaugurada o ramal da estrada de Ferro Franca a Jaguara. (JJR)

1887 – a capela de Bom Jesus do Monte alegre é elevada à categoria de freguesia pela lei 15.

1887 – Nasce  Heitor Villa-Lobos. Um nome brasileiro de prestígio mundial. Ele disse: “A música é tão útil como o pão e a água”.(Os 366 dias de Brasília, do Brasil  e do Mundo- Adirson Vasconcelos)

1888 – a companhia Mojiana inaugura a navegação do rio Grande, da estação ferroviária de Jaguara até Ponte Alta, com 51 quilômetros. No dia seguinte, abria ao tráfego ferroviário a mesma estação. (hist. da Viação em S.Paulo – A. Pinto)

1890 – A freguesia de Ribeirão Bonito, no município de Brotas, é elevada à categoria de vila.

1891 – Decreto Federal nomeando governador do Estado Américo Brasiliense de almeida e Melo, que assumiria o governo a 7 do mês (Estado e Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1919 – Falece, em São Paulo, o professor Brasílio augusto Machado de Oliveira, um dos fundadores da Academia Paulista de Letras. (Folha de S.Paulo)

1929 – O povoado de Magda, fundado por João Braga, dele recebe por doação, seu patrimônio.

1943 – Falece o escritor e ministro Alarico Silveira (Folha de São paulo)

1965 – Comemoram, na Capital, o 1º centenário da fundação do trabalho presbiteriano em São Paulo, o Presbitério de São Paulo, o Sínodo Oriental e Supremo concílio das Igrejas Presbiterianas Independentes do Brasil. (Resenha de 1965 do Diário Popular).

1997 – São recebidos como membros titulares  do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo: Nelly Martins Ferreira Candeias (presidente do IHGSP no periodo de 2002 a 2017; presidente de honra em 2018); Roque Schneider, padre da Igreja do Páteo do Colégio; e membro correspondente: Pedro Paulo Filho.