Efemérides – 26 de maio
1670 – Responde a Câmara ao apelo do Governador Geral Alexandre de Sousa Freire, recorrendo aos palistas para deter a onda agressiva dos Tapuias na Bahia. Partiria a expedição paulista comandada por Estevam Ribeiro Baião Parente, tendo como-loco-tenente Brás Rodrigues Arzão. Segundo Pedro Taques, o “exército dos paulistas embarcou em Santos em junho de 1671, conseguindo completo triunfo em 1672, continuando a Campanha até 1674. (Hist. das Bandeiras paulistas – A.Taunay)
1731 – Não se realizou a vereança “pelos vereadores estarem ausentes com temor das bexigas” ( O Estado 26-5-66)
1824 – D.Pedro I dirige aos paulistas a seguinte “Proclamação”: “Não tem sido em vão quando a Nação tem apelado para o vosso brio. Não tem sido em vão quando a sorte da guerra tem, sido confiada ao vosso valor. Falem as margens do Rio da Prata e Uruguai. Lá é conhecido vosso nome, e a Nação, em troca, lança bênçãos de agradecimento e paz. Paulistas! Não basta ainda. Vós sabeis que t~em vindo desse Velho Portugal inimigos que, por todas as maneiras pretendem fazer-nos mal. Ingratos! É essa a recompensa de uma fonte de ouro que por mais de tres séculos os inundou comprou sua paz e lhe granjeou amigos. Paulistas! Mais um esforço, marchai a engrossar as fileiras de vossos irmãos que cercam Montevidéu. ide tomar parte na final contenda, que firmará nossa Independência e, depois de embotar vossas espadas, nesses degenerados lusitos, vós tornareis ao vosso risonho país, e, então, cobertos de felicitações e agradecimentos vós ouvireis por toda a parte – foram firmar a nossa glória, faltava seu sangue à nossa Independência, cumpriram-se os destinos, somos livres, independentes e felizes. – Imperador”. (Cron.Pàulista – J.Ribeiro)
1843 – Nasce, em São Paulo, Artur da Silveira Mora, almirante de Jaceguai (Jornais)
1847 – Expira D. Manuel Joaquim Gonçalves Andrade, 5º Bispo Diocesano. Governariam a Diocese, como vigários capitulares eleitos sucessivamente, o Padre Vicente Pires da Mota e o Cônego Joaquim M. Gonçalves de Andrade, até 1852. (Hist. Civ.Paulista -A.leite)
1852 – Em Campinas, é fundada , por Joaquim Bonifácio do Amaral, Colônia Sete Quedas. Em dezembro de 1885, contava com 39 alemães e 32 brasileiros, entre homens e mulheres, casados, solteiros e viúvos. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)
1855 – Morre, em Porto alegre, o general Bento Manuel Ribeiro, paulista natural de Sorocaba, onde nascera em 1783. Derrotou Bento Gonçalves na Revolução Farroupilha. Foi um dos mais famosos comandantes de cavalaria de sua época.
1857 – A Câmara Municipal de Moji das Cruzes, participa em ofício ao Presidente da Província, que, já havia um mes,uma trágica epidemia de varíola vinha assolando a cidade. (Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)
1887 – Em Piracicaba, é inaugurado o serviço de abastecimento d’água à população (Cron.Paulista -J.Ribeiro)
1889 – Aparece o 1º número da Revista Médica de São Paulo, dirigida pelos doutores Miranda Azevedo, F.Tibiriçá e Melo Oliveira. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)
1890 – É em Santos, instalada a Sociedade Beneficente União operária de Santos.
1928 –É instalada a comarca de Monte Aprazível, criada pela lei 2.222 de 13-12-1927.
1934 – É criado, pelo decreto 6.466, o distrito de paz de Santo Antonio do Uru, atual Uru.
1937 – Falece em São Paulo o Dr. Samuel das Neves, arquiteto, com largos serviços ao embelezamento da Capital.
1943 – Falece na Capital, aos 77 anos, o professor Firmino Ladeira, que foi o primeiro Diretor do Grupo Escolar Coronel Almeida de Moji das Cruzes (Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)