Efemérides – 25 de maio

1647 – Determina a Edilidade “que nenhuma pessoa seja osada de levar gado fora desta vila sem o manifestar nesta camara sob pena de perderem o gado e pagarem seis mil réis de pena”(O Estado 25-5-66)

1720 – Falece, em São Paulo, Gonçalo Simões Chassin (natural de Algarve), dos principais povoadores da Cpitania. Não se confunda este com o do bandeirante paulista Rodrigo Bicudo Chassim, sue filho, que só faleceria em 1742 e tinha armado nas MInas Gerais, cêrca de 200 homens para combaterem Duguay Trouin. (Hist. da Civ.Paulista – A.leite)

1878 – Dedicado aos interesses municipais da lavoura e indústria, é na cidade de Limeira, publicado “O Democrata”.

1889 – Na Capital do Ceará, falece o Dr. Caio prado, que ali exercia, com aplausos gerais, as altas funções  de Presidente da Província. Paulista oriundo de importante família, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1879, em 1880, doutorou-se, defendendo tese, dedicou-se ao jornalismo escrevendo no “Correio Paulistano” do qual foi, mais tarde, redator principal. vitimou-o a febre amarela, sendo o primeiro caso que se manifestou naquela província.

1889 – O reverendíssimo Padre Francisco de Paula Sousa Martins pede e obtém exoneração do cargo de vigário de Moji das Cruzes, que exercia desde 4 de junho de 1876.(Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)

1894 – A 1ª Brigada da divisão legalista sob comando do Coronel Pires Ferreira inflige pesada derrota à coluna rebelde do federalista Juca Tigre no Passo do Igara. destacou-se na operação, o batalhão Frei Caneca, formado quase só de paulistas.(A Revolta de 6 de setembro – Pedro Rico)

1895 – Por decreto estadual nº 316, o município de São Sebastião da alegria volta a ter o seu primitivo nome de “Pederneiras”.

1901 – Nasce, em São Paulo o escritor Antonio Castilho de Alcantara Machado de Oliveira (Jornais)

1912 – Falece, em Paris, o Conde Antonio de Alvares Leite Penteado, industrial e filantropo paulista.

1948 – Falece, no Rio de Janeiro, Roberto Cochrane Simonsen, paulista, deputado federal, membro da Academia Brasileira e Paulista de Letras, do Instituto histórico e Geográfico e Presidente da Federação das Indústrias de São Paulo.,

1965 – Inaugura-se no pavilhão do Ibirapuera, na Capital, o II Salão de Ciências e Aplicações Médicas (O Estado de São Paulo – Resenha de 1965)