Efemérides – 26 de junho
1681 – Garcia Rodrigues Pais, filho de Fernão Dias Pais, apresenta ao administrador geral das Minas, D. Rodrigo Castelo Branco, na paragem de Paraopeba, no arraial de São Pedro, as pedras verdes transparentes que seu pai havia descoberto. (Cronologia – J.Ribeiro)
1736 – O Conde de Sarzedas escreve ao rei D. João V, alarmado com o êxodo dos moradores do Cuiabá para novas minas. (hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)
1822 – Em virtude da criação do conselho de Procuradores Gerais das províncias, por Decreto de 16 de fevereiro deste ano, são eleitos, para representar São Paulo, o Tenente General Manuel Martins do Couto Reis e o Desembargador Antonio Rodrigues Veloso de Oliveira. O conselho que se reuniria no Rio de Janeiro sob a presidência do príncipe Regente, seria extinto pelo Decreto de 20 de outubro de 1823 (Cronologia – J. Ribeiro ; Coleção das Leis do Império do Brasil, 1822-1823)
1834 – Falece, nesta Capital, o Tenente -General José Arouche de Toledo Rendon, aqui nascido aos 14 de março de 1756. doutor em Leis pela Universidade de Coimbra, (1779), advogou em São paulo, tendo depois, exercido a magistratura. Atraído pela carreira militar, galgou os postos de Capitão a tenente-general, como representante de São Paulo, na Assembleia constituinte de 1823. Fundada a Academia de Direito, foi seu primeiro Diretorio (1827 a 1833). Homem de largas posses, foram abertas em terras de sua propriedade a Rua e o Largo do Arouche. (A congreg. da Fac. de direito de SP – W. Ferreira)
1852 – É sancionado o decreto legislativo nº 641, autorizando o Governo Imperial a conceder a uma ou mais companhias a construção total ou parcial, de um caminho de ferro, que partindo do município da Côrte, vá terminar nos pontos das Províncias de Minas Gerais e São Paulo, que mais convenientes forem. Graças a esses diploma legal, teve início a construção da Estrada de Ferro D. Pedro II, atual Central do Brasil (hist. da Viação Pública em SP – A Pinto / Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1854 – Circula o primeiro número do “Correio paulistano”. Eram seus proprietários Marques & Irmãos. Editava-se “todos os dias exceto os de guarda”. Seu primeiro redator foi Pedro Taques de Almeida Alvim. Depois de ter passado pelas mães de diversos proprietários, depois de vendido pelo Partido Republicano do qual fora o órgão oficial, o jornal deixou de circular. Seu último número saiu a 8 de agosto de 1963. (Imprensa Periodica- A.Freitas; hist. da Civ. Paulista – A.leite; O Estado de SP – 18-8-63)
1854 – O Conselheiro José Antonio Saraiva, 23º presidente da Província é investido no cargo em que permaneceria até 16 de maio de 1855. Natural da Bahia, era bacharel pela Academia de direito de SP. Sua administração, embora curta, foi fecunda. (Galeria-E.Egas)
1855 – Nasce, em Espírito Santo da Boa Vista, no então município Itapetininga, hoje Angatuba, Fernando Prestes de Albuquerque. Exerceria a Presidência do Estado de São Paulo de 10 de novembro de 1898 a 1º de maio de 1900; seria ainda, vice-presidente, na chapa encabeçada por Albuquerque Lins. (Galeria -E.Egas)
1858 – É criada, por Decreto Imperial, no Salto de Itapura, na foz do rio Tietê, uma colonia militar, cujo regulamento é, também baixado nesta data. (Coleções das Leis do Império do Brasil)
1871 – Falece, em hospício desta Capital, o poeta paulo eiró, nascido em Santo Amaro, aos 15 de abril de 1836. Embora houvesse escrito outras obras, só publicou, em volume, o drama “Sangue Limpo” (hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1887 – Nasce, em São Paulo, Fábio da Silva Prado, que viria a ser Prefeito da Capital (1934-1938)
1890 – O diretório do Partido Católico dirige manifesto em que declara que a única missão da agremiação é a defesa dos direitos da igreja Católica Apostólica Romana, em suas relações juridicas com a sociedade civil e política, além de manter a influência dos princípios cristãos; combater o ateísmo na ordem civil, social e política; sustentar e defender a harmonia necessária entre a igreja e o Estado”.(Cronologia – J.Ribeiro)
1890 – surge na Capital o semanário católico “A Pátria” (Imprensa Periódica-A.Freitas)
1899 – é criado o distrito de paz do Belenzinho pela Li n] 623, assinada pelo presidente do Estado, Coronel Fernando Prestes de Albuquerque.
1926 – Amleto Meneghetti, um dos mais famigerados criminosos do país, é preso, espetacularmente, na Rua dos Gusmões, na Capital, depois de desfiar toda a polícia paulista e haver morto o delegado Waldemar Dória.(hist. Civil.Paulista-A.Leite)
1929 – professores da Faculdade de Direito de São paulo, tendo à frente João Arruda, lançam vibrante apelo ao Congresso nacional, manifestando-se pela anistia aos revoltosos de 1924. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1934 – é nomeado Comandante Geral da Força Pública do Estado de São Paulo o coronel Arlindo de Oliveira (Almanaque da Força Pública )
1955 – Em Aparecida do norte, é sagrado bispo titular de Attuda , e auxiliar do Cardeal Mota, Dom Antonio Ferreira de Macedo (Hist. da prov. Ecles. de SP -Vasconcelos)