Efemérides – 20 de junho
1717 – A Câmara de Vila Rica, junto à do Carmo, requer a D. Baltazar da Silveira que saísse das Minas antes da chegada de seu sucessor, tais as exaltações de ânimos e a ameaça de desordens. Não foram atendidas.
1721 – O vice-rei da Bahia, Vasco Fernandes César, em carta escrita a El-Rei, avisa que os paulistas haviam descoberto minas de ouro no sertão de Cuiabá o que dava grandes ciumes aos padres da Companhia de Jesus dos domínios da Espanha ( Cron. Paulista – J. Ribeiro)
1732 – Bernardo Rodrigues do Vale, juiz de fora de Santos, representa a El-Rei contra a inovação feita pelo governador da Capitania, Antonio da Silva Pimentel, invertendo a antiga prática de serem nomeados pelas câmaras. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)
1795 – Ordem régia recomentando a cultura de mandioca e, que feita a colheira, metade dela deveria ser remetida a Portugal, em face á escassez de pão no reino. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)
1831 – Assume o Governo de São Paulo seu 5º Presidente Manuel Teodoro de Araujo Azambuja, coronel do Exército, nascido no Rio de Janeiro a 4-6-1780. deixou o governo a 17-11-831.
1842 – É restaurada a legalidade em Sorocaba, pelas fõrças legais de Caxias, sendo, logo após, preso o Padre Diogo Antonio Feijó. (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)
1858 – Nasce, em Santos, o jornalista, poeta e historiador João Alberto de Sousa, conhecido literariamente por Alberto Sousa. Desde os 16 anos, dedicou-se ao jornalismo, entrando para o “Diário de Santos”. Abolicionista, alinhou-se ao lado de Vicente de Carvalho, Júlio Ribeiro e vários outros, na defesa da causa, batalhando na imprensa santista. Vindo para São Paulo, integrou o corpo de redatores de “A Platéia”, de “A província de São Paulo”, do “Correio Paulistano”, do “O Comércio de São paulo”, além de muitos outros. Fundou, em sua terra natal, o periódico “Cidade de Santos”., Mereceu o título de doutor “honoris causa” pela Universidade de Charleston, graças a seu trabalho “Os Andradas”, em três alentados volumes. Deixou larga bibliografia. Faleceu, nesta Capital, aos 28 de setembro de 1827.
1877 – Aparece o primeiro número do Jornal “Academia”, nesta Capital
1886 – Aparece, em Moji Mirim, o primeiro número da “Gazeta de Moji Mirim” (O Estado; Cronologia -J.Ribeiro)
1890 -O Dr. Américo Brasiliense de Almeida e Melo, eleito presidente do Estado, renuncia ao cargo de Ministro da Fazenda (Cronologia- J. Ribeiro)
1901 – Bernardino de Campos, senador, propõe, no Senado Federal, seja o salário do trabalhador garantido pelo produto da colheira.(HIst. da Civ. Paulista – A.leite)
1904 – Aparece o periódico literário e comercial “Mercúrio”, nesta Capital
1914 – Falece, no Rio de Janeiro, o paulista, natural de itu,. Marechal Luís Mendes de morais que foi governador de Sergipe, diretor do Colégio militar, chefe da Casa militar do presidente Prudente de Morais, ministro da Guerra no Governo do Marechal Hermes da Fonseca e ministro do Superior ?tribunal Militar. (Folha de São paulo)
1925 – É constituída comissão técnica para estudar e elaborar um plano de embelezamento, melhoramentos e de sistematização da Cidade de São Paulo. ( O Estado 209-6-66)
1927 – É instalado o distrito de Nova Aliança, criado pela lei 2.174, de 28-12-1926.
1967 – Corre o ultimo trem da Estrada de Ferro Bragantina, que sob protestos da população regional, é extinta por motivo dos seus altos déficits anuais.