Efemérides – 19 de junho

1545 – Brás Cubas segundo Rio Branco, (Efemérides 8 de junho) concede ao Porto de Santos o predicamento de vila, por foral aprovado por Tomé de Sousa, em 8 de fevereiro de 1552.  Frei Gaspar da Madre de Deus confirma que Brás Cubas tenha conferido a Santos o foro de vila. No entanto, não precisou a data em que o fato se verificou, fixando-a entre 14 de agosto de 1446 a 3 de janeiro do ano seguinte.

1741 – O Padre Mateus Lourenço de Carvalho, vigário colado da igreja paroquial de São Paulo, então pertencente ao Bispado do Rio de Janeiro, leva ao conhecimento de el-Rei a indecência e sem razão da Câmara Municipal da mesma cidade que, mal aconselhada pelo Ouvidor João rodrigues Campelo, desrespeitando-o, por ocasião da procissão de “Corpus Christi”, mandou prender o mestre da capela, para não cantar na missa e até pretendeu retirar a cera do trono, estando já exposto  o s.Sacramento.(Cronologia – J.Ribeiro)

1822 – Falece, nesta Capital, o Brigadeiro reformado José pedro Galvão de Moura Lacerda. natural de Santos, participou das campanhas do sul contra os castelhanos. (Cronologia -J.Ribeiro)

1841 – Falece, na Capital, Júlio Frank, Figura misteriosa, dele pouco se sabe. Era natural da Saxônia, onde nascera em 1809. Lecionou, no curso anexo da Academia de São Paulo, História Universal. Por não professar o catolicismo, foi-lhe vedado o sepultamento no interior das igrejas, onde, então se realizavam as inumações. Por isso, foi enterrado no pátio interno da Academia onde jaz até hoje. (Memórias para a Hist. da Academia -Spencer Vampré)

1842 – O Barão de Caxias, com as forças sob seu comando, acampa no lugar chamado “Passa Três”, aquém de Sorocaba. (hist. da Civ.Paulista- A.Leite)

1856 – Segundo conclusão a que chegou uma comissão de historiadores, esta é a data em que foi fundada e hoje cidade de Ribeirão Preto, antiga Vila de São Sebastião do Ribeirão Preto. (Hist. da Prov.Ecles. de SP -Vasconcelos)

1869 – Pela lei nº 17 fica assegurado aos professores de primeiras letras, que contarem 35 anos, ou mais, de exercício, o direito à aposentadoria, com vencimentos integrais. (Leis Provinciais)

1869 – É elevada à categoria de freguesia a capela de Nossa Senhora do rosário do Mboy(Embu).

1872 – Assume a administração da Província de São Paulo seu trigésimo nono Presidente, Francisco Xavier Pinto Lima, Barão de Pinto Lima, natural da Bahia. Era bacharel pela Academia de Direito de Olinda (Galeria – Eugenio Egas)

1888 – Aparece, na cidade de Moji das Cruzes, o primeiro número da “Gazeta de Moji das Cruzes”

1914 – É publicada a poliantéia comemorativa do jubileu sacerdotal do Monsenhor /francisco de Paula Rodrigues (Padre Chico) -(Hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1927 – Faz sua entrada solene, na Catedral de Bragança. seu primeiro bispo, D. José Maurício da Rocha.

1928 – Jaboticabal tem seu brazão aprovado pela lei nº 305

1934 – Pelo decreto 6501, Lindóia é elevada a categoria de município.Posteriormente a 16 de novembro de 1938, o município é transformado em Estância Hidro-Mineral. Em 1953, passou a denominar-se “Águas de Lindóia” e teve sua sede transferida para o povoado de Termas de Lindóia. As propriedades das águas existentes já eram conhecidas em 1728, quando a estância  se denominava “Águas quentes”. Pelo mesmo decreto 6.501, é criado, em caráter especial, o município de Campos do Jordão. (enciclopédia dos Municípios).

1967 – Chega à Capital para uma visita de uma semana a São Paulo, embaixador José Manoel Fragoso, de Portugal. A 24, sábado, receberia, no Instituto histórico e geográfico, a medalha da Imperatriz Leopoldina.