Efemérides – 18 de junho

1628 – Entra em Santos o governador nomeado para o Paraguai, D. Luiz de Céspedes Xeria, que exige ali do ouvidor da Capitania amador Bueno, o futuro “Aclamado”, apregoamento de edital, proibindo qualquer entrada de portugueses em terras de sua jurisdição, sob pena de multa e 500 ducados. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1693 – Parte de São Paulo para a Capitania da Bahia, o sertanista João Amaro Maciel Parente, com grande acompanhamento de índios domesticados a fim de auxiliar a conquista e dispersão da tribo “Guerens”, saindo vitorioso e ocasionando grande número de mortos entre os componentes da tribo atacada. (Cronologia J.Ribeiro)

1710 – Assume o exercício do cargo de Governador e Capitão General da Capitania de São Paulo, Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, seu primeiro titular. Fora nomeado pela Carta-Régia de 3 de novembro de 1709 que criou as Capitanias de São paulo e de Minas Gerais, separando-as da do Rio de Janeiro. Até então, a Capitania era administrada por capitães-mores, loco-tenentes dos donatários que, sob o aspecto militar, estavam subordinados aos governadores gerais do Estado e ao governador do Rio de Janeiro, no que toca aos Ouvidores Gerais e no que toa à Fazenda, aos Provedores Mores  do Rio de Janeiro (Cronologia-J.Ribeiro)

1842 – Pelo Decreto 180, são desligados da Província de São Paulo, passando para a do Rio de Janeiro, os municípios de Bananal, Areias, Queluz, Cunha, Silveiras, Lorena e Guaratinguetá, por achar-se interceptada pelos revolucionários liberais a correspondência com a Capital paulista. O Decreto imperial 180, foi revogado pelo de numero 219, de 29 de agosto do mesmo ano. (coleção das Leis do Império do Brasil).

1847 – Nasce, na Corte, Carlos Leôncio  da Silva Carvalho, que depois de formar-se pela Academia de direito de São Paulo, viria a ser seu professor e, de 1890 a 1891, seu diretor. Ocuparia a pasta do Império, no Gabinete Sinimbú. durante o regime monárquico, seria deputado geral  e, depois de proclamada a República, senador e constituinte estadual, vindo a ser um dos relatores da primeira Constituição paulista. Na Academia de São Paulo, regeria as cadeiras de direito constitucional e dos Gentes e Diplomacia e de direito Público. Falecido a 9 de fevereiro de 1912. (A Congreg. da Fac. de Direito -Waldemar Ferreira)

1881 – Os acadêmicos Ciro de Azevedo e Manuel Álvaro de Sousa Sá Viana, publicam o primeiro número do jornal “O americano”.(Imprensa Periódica -A.Freitas)

1885 – É lançado o primeiro número da folha independente “O Brasileiro”, que teria vida efêmera. (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1885 – Falece., em Paquetá, o professor Tomás José Pinto de Cerqueira. Fora lente catedrático de direito Eclesiástico do Curso Jurídico de São Paulo, do qual se demitira em 1834. Era natural de São Martinho de Moselos, Portugal, tendo nascido a 8 de julho de 1805, e formado pela Universidade de Coimbra.

1898 – A sociedade dramática “Grêmio Seis de Janeiro”, da Capital, publica o primeiro número de seu órgão “O Entre-Ato”. Era distribuído nos intervalos das representações promovidas pelo Grêmio  (Imprensa Periódica – A.Freitas)

1911 – Falece, na Capital, Manuel Lopes de Oliveira, propagandista da  República, nascido em Itapetininga, a 15 de janeiro de 1846. Foi um dos proprietários do jornal “A Platéia”.

1917 – Falece o ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Machado Pinheiro Lima, originário da, então, quinta comarca da Província de São Paulo, hoje Estado do Paraná, nasceu a 18 de abril de 1847. Foi nomeado para o Tribunal de Justiça, em 1892, integrando, assim, a primeira plêiade de magistrados que compuseram aquele Colégio Judicante, depois de proclamada a República.Presidiu a Corte, em 1904. Era bacharel pela Academia de São Paulo, tendo sido promotor público, juiz municipal, advogado, deputado provincial e juiz de direito. Graças à sua influencia, como ministro do Tribunal de Justiça, ganhou impulso a imprensa forense, com a difusão das decisões daquele órgão judiciário. Publicou a “Revista Mensal das Decisões do tribunal de Justiça” 91897), posteriormente (1903) transformada no “São Paulo Judiciário”. (Juízes de meu tempo -Julio Cesar de Faria)

1930 – Falece, no  Rio de Janeiro., D.Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque então Cardeal. foi o primeiro brasileiro e  sul-americano a receber a distinção. que lhe fora conferida por Pio X, hoje São Pio X, no consistório secreto de 11 de dezembro de 1905. Ao ser alçado ao cardinalato, D. Joaquim, Arcoverde era Bispo de São Paulo, tendo sido o 10º titular da diocese. anteriormente estava investido da dignidade de Bispo titular de Argos e coadjuntor do de São Paulo, D.Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, a quem sucedeu. sua entrada solene na Catedral Metropolitana se deu a 30 de setembro de 2894. Antes de sua vinda para São Paulo, era Bispo de Goiás. (hist. da Prov. Ecles. de SP -Vasconcelos)

1635 – O Cel. Milton de Freitas Almeida, mais tarde, marechal do Exército Brasileiro, é nomeado Comandante da força Pública de São Paulo (Almanaque da Força Pública, 1960)

1966 – Inaugura-se no Parque do Ibirapuera, na Capital, a VI Feira da Mecânica Nacional, participando do certame, além das indústrias de São Paulo, as dos Estados da Guanabara, Rio Grande do Sul, santa Catarina, Rio e de Minas Gerais, constituindo a maior concentração de máquinas operatrizes já realizada na América do sul. (Correio da Manhã)