Efemérides – 16 de março
1572 – É assentado em vereança, “que todos fizessem as põtes e cobrisen as cercas da publicação a oito dias cõn pena de dous tostões”. (Estado de São Paulo 16-3-66)
1636 – A povoação do litora, São Sebastião, por provisão do Conde de Monsanto,
1669 – Pela edilidade, é recomendado “que nenhuma pessoa de qualquer qualidade he condição que seja leve índios das aldeas ao sertão com pena de sincoenta cruzados”. (Correio Paulistano)
1681 – Matias Cardoso de Almeida aparece na Câmara e representa “aos oficiais della fizessem vir àquella assembl[eia ao Mineiro João Alvares Coutinho para dar as causas porque se escusava do Real Serviço e jornada do sertão de Sabarabuçu estando pronta para toda a gente desta Leva”.(Refere-se à expedição de Dr. Rodrigo Castel Branco).(Informações sobre as Minas de São paulo – Pedro Taques).
1776 – São Paulo festeja com luminárias e folguedo o malôgro do atentado contra o Marquês de Pombal (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1782 – D.Francisco da Cunha Menezes assume a administração da Capitania, em sucessão de Martim Lopes Lôpo Saldanha, de execrada memória, pelos desmandos do seu govêrno. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1822 – Ofício do Governo determina que a Câmara faça o calçamento dos Pátios do Colégio e São Gonçalo .(Estado de São paulo 16-3-66)
1833 – É instalado a vila de Bananal
1837 – A Assembléia Legislativa da província cria uma companhia de municipais permanentes, destinada ao devassamento do Campo de Palmas ( Hist. da Civ.Paulista – A. Leite)
1840 – O desembargador Manuel Machado Nunes, Presidente da província, expede regulamento para o serviço de iluminação pública da Capital e da cidade de Santos, devendo o da Capital ser feito com 101 lampiões de 4 luzes e o de Santos com 60. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1846 – É criada, na Capital, uma Escola Normal, com um curso de dois anos, de línguas, gramática geral e nacional, teoria e prática de aritmética até proporções, noções de geometria, caligrafia e princípios de religião do Estado. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1847 – É elevada à categoria de freguesia a povoação de Caraguatatuba (Cron.Paulista – J.Ribeiro)
1871 – A capela de São Sebastião do Tijuco Preto é elevada à categoria de freguesia. É a atual Piraju.
1873 – Augusto Cesar Miranda de Azevedo, Saldanha Marinho e outros assinam mensagem, dirigida pelos republicanos do Brasil, a Leon Gambeta e Emílio Castelar . (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1876 – As vilas de Jundiaí, de Botucatu e de Itatiba são elevadas à categoria de cidade mpela lei 18.
1880 – Pela lei nº 9, é criado o distrito de paz de Ribeirãozinho, atual localidade de Taquaritinga.
1880 – A freguesia de Guareí é elevada à categoria de vila pela lei 9.n é o atual município de Boa Esperança do Sul.
1914 – Falece na Capital, o professor José Luísde Almeida Nogueira, lente de Economia Política da Faculdade de Direito, autor de “Tradições e Reminiscências da Faculdade de Direito de São Paulo”, em 9 volumes (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)
1915 – Ato municipal regulamente a dispõe sobre matadouros-frigoríferos.
1930 – Instala-se o município de Cedral, criado pela lei 2.399, de 27 de dezembro de 1929.
2016 – O IHGSP recebe os novos membros titulares: Breno Siviero Mendes , Eloy Câmara Ventura , Jayme Martins de Oliveira Neto, josé roberto Leme Alves de Oliveira, Rafael Prudente CorreaTassi. Membros Correspondentes: Aníbal Gil Lopes, Eduardo Moraes de Castro, Luiz Paulo Neves Nunes, Sérgio Paulo Muniz Costa
2016 -Na ocasião da Sessão Solene de abertura das atividades do IHGSP, é outorgado o Colar D.Pedro I ao Prof. Cláudio lembo e realizado o lançamento da Revista do IHGSP vol XCIX (99).