Efemérides – 10 de março

1657 – Constata-se estar “o caminho do mar muito ruim e mal se poder servir por ele e asin que cada hun acuda a parte que lhe toquar”.

1732 – Ordem régia para que, do Brasil, e portanto de São Paulo, não fôssem mulheres a Portugal, sem graça especial . (Hist.da Civ. Paulista – A.leite)

1768 – Parte de São Paulo para Iguatemi: a monção chefiada pelo sargento-mor Teotônio José Juzarte, composta de cêrca de 800 pessoas, entre homens, mulheres, crianças e soldados. Chegados a Araritaguaba, embarcaram em 36 canoas, para a viagem fluvial que durou até 12 de junho. ( Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1842 – A freguesia de Nossa Senhora da Xiririca é elevada à categoria de vila, pela lei nº 28. É o atual município de Eldorado.

1842 – A capela de São Simão, fundada no município de Casa Branca pelo mineiro Simão da Silva Teixeira, é elevada à categoria de freguesia.

1876 – É elevado à categoria de município o distrito de Patrocínio do Sapucaí, pela lei 23.

1876 – A vila de Queluz, à margem do rio Paraíba, é elevada à categoria de cidade ( Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1880 – É, por disposição legislativa, autorizado o governo da Província a organizar  uma Seção de bombeiros, anexa à Companhia de Urbanos da Capital. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1883 – Espírito Santo do Pinhal, agora Pinhal, era elevada à categoria de cidade

1885 – É encerrada a “Exposição Provincial” com a presença em São Paulo, do Conde d’Eu e da Princesa Isabel. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1885 – O distrito de Nossa Senhora do Carmo de Franca, atual localidade de Ituverava, é elevado a município com a denominação de “Carmo de Franca” pela lei 24

1885 – Tem início a construção do Ramal de Poços de Caldas, da Companhia Mojiana, passando por São João da Boa Vista. A linha seria inaugurada a 1º de outubro de 1886. (Hist. da Viação  em São Paulo – A.Pinto) (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1885 – O distrito de Bom Sucesso é elevado à categoria de vila. É a atual localidade de Paranapanema.

1885 – É elevada à categoria de vila a povoação de Santa Rita do Passa Quatro, na margem direita do rio Moji-Guaçu, fundada, em 1860, por Ignácio Ribeiro do Bale e seu filho, Francisco Deocleciano Ribeiro, que vieram de Pouso Alegre, em Minas Gerais, com o sogro de Ignacio Ribeiro do Vale, Alferes José Vieira da Fonseca,. e com outros da mesma procedência, fixaram-se nessa região em 1839. A denominação de Santa Rita foi porque, à D. Rita Vilela, esposa de Gabriel porfírio Vilela, companheiro do Alferes José Vieira d Fonseca, deve-se a doação do patrimônio.

1885 – É criado o distrito de Serra Azul pela lei nº29.

1885 – Campos Novos do Paranapanema, atual Campos Novos Paulista, era elevada à categoria de município pela lei nº 25.

1885 – É elevado à categoria de freguesia o arraial de Nossa Senhora Aparecida do Serrtãozinho.

1885 – São criados os municípios de Angatuba, Ituverava, Nupopranga, Palmital, Echaporã, Orlãndia, Patrocínio do Sapucaí, Santo Antonio da Alegria, São Manuel e Barretos, este fundado em 1845, pelos dois irmãos, Francisco José Barreto e outro, mais moço, vindos da região de Passos em Minas (Folha de São Paulo e “paulistas e Mineiros” de M.Leite)

1916 – Lei municipal proíbe o hasteamento da Bandeira Nacional nos estabelecimentos comerciais, fora dos dias de festa ou nluto decretado pela União, Estado ou Município. (O Estado de São Paulo)

1925 – É instalado o município de Monte Aprazível, criado pela lei 2.008 de 23-12-1924

1947 – Pelo Tribunal Eleitoral são proclamados eleitos os deputados `Assembléia Geral constituinte e o Governador do Estado. (Estado de São Paulo)

1965 – Investiga-se sobre a participação de Jânio Quadros, que tem seus direitos políticos cassados, na campanha eleitoral em prol de um dos candidatos à Prefeitura da Capital. (Diário Popular – Resenha noticiosa do ano)

1966 – O Corpo de Bombeiros da Capital festeja o seu 86º aniversário. Não teve a comemoração o brilho dos anos anteriores, porque toda a Corporação, desde que se intensificaram as chuvas, produzindo grandes inundações e mesmo alguns desabamentos, vem a braços com a luta aos efeitos da verdadeira calamidade que se abateu contra a Cidade.