Efemérides – 1 de março de 2018

1544 – Pedro Martins Namorado toma posse do cargo de juiz pedâneo da povoação de Santos, depois, foi Juiz Ordinário no Rio de Janeiro (R.B.)

1565 – Fundação da cidade do Rio de Janeiro.

1721 – Carta Régia a Pedro alvares Cabral, nomeado para Governador e Capitão-General da Capitania de São paulo, comunicando que, tendo sido nomeado David Marques Pereira Tenente, Mestre de Campo General para servir no governo, se lhe deve descontar, todos os meses, doze mil réis, que se consigne à sua mulher e que essa importância deve ser anualmente remetida para o Reino, em moedas de ouro. (Estado e Cron. Paulista de J.Ribeiro)

1750 – Em execução do alvará de 9 de maio de 1748, a Capitania de São paulo é novamente reunida à do Rio de Janeiro, suprimindo-se o seu governo e retirando-se dele o Capitão General D. Luis de Mascarenhas. São Paulo não se conformaria jamais com essa afrontosa diminuição. A 2 de maio de 1751, -falecido D. João V, responsável por essa injustiça, os paulistas reclamariam, exaltadamente, o restabelecimento de sua autonomia, sendo atendidos pela Carta Régia de 6 de janeiro de 1765, quando foi nomeado Governador D. Luis Antonio de Sousa Botelho Mourão, Morgado de Mateus.(Hist. Civ.Paulista- A. Leite e Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1828 – É instalada solenemente a Academia de direito de São Paulo, na antiga sacristia do Convento de São Francisco, estando presente o Presidente da Província, Conselheiro Tomás Xavier Garcia de Almeida, e o bispo diocesano, D. Manuel  Joaquim Gonçalves de Andrade.(O Estado, Diário da Noite, Cron.Paulista de J.Ribeiro e Hist. da Civ. Paulista de A.Leite)

1832 – É nomeado comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, primitivo nome da Fôrça Pública , o alferes de caçadores a pé José Gomes de Almeida.(A Força Pública de SP – E. Andrade e Hely Câmara)

1842 – São criados sub-delegacias de Polícia em todas as freguesias e capelas curadas da Província, em virtude da Lei de 3 de dezembro de 1841.

1845 – Fim da Guerra dos Farrapos

1870 – O fim da Guerra do Paraguai, com a morte de Solano Lopes, junto ao riacho Aquidabã, é estrondosamente comemorado em São paulo, quando chega à Capital a notícia do fato. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1874 – É concedido privilégio por 50 anos, a Félix Guimarães e a Diogo Rodrigues de Morais, para o estabelecimento de uma linha de bondes em Iguape, o que não se realizou, caducando a concessão. (J.J.R.)

1881 – Aparece o primeiro número d’ “A Comédia”, de propriedade de Valentim Magalhães, Gustavo Júlio Pinto Paca e Adolfo Carneiro, sendo redadores os dois primeiros (J.J.R.)

1889 – Surge em São José do Rio Pardo, o jornal socialista “O proletário”, dirigido por Euclides da Cunha e Francisco Escobar.

1890 – É instalada  a comarca de Itaporanga. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1896 – O físico francês Henri Becquerel descobre a radioatividade

1901 – Aparece, na Capital, o jornal anti-clerical “A Laanterna”, dirigido por Benjamin Mota. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1908 – Realiza-se a eleição presidencial do Estado, sendo eleito Albuquerque Lins. Campos Sales recebe apenas uma centena de votos. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1910 – Realizam-se em São Paulo, como em todo o Brasil, as eleições para a presidência da República. No Estado, a chapa civilista,- Rui Barbosa – Albuquerque Lins-, obtém grande vantagens sobre a antagônica. (Hist. da Cidade de S.Paulo – A. Taunay)

1923 – Morre, em Petrópolis, o conselheiros Rui Barbosa, nascido na Bahia a 5 de novembro de 1849. Jurista, sociólogo, orador e filólogo, teve notável atuação na política e nas letras. Diplomou-se na Faculdade de Direito de São Paulo.

1926 – É eleito presidente da República Washington Luís Pereira de Sousa, que, na ocasião, ocupa uma cadeira de Senador por São Paulo . (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1927 – Criada a Casa Rui Barbosa

1930 – São eleitos presidente e vice-presidente da República, Julio Prestes de Albuquerque, paulista, e Vital Soares, baiano. Não chegaram a tomar posse, por motivo da revolução que seria vitoriosa a 24 de outubro.

1950 – O deputado Horácio Lafer, em discurso na Câmara Federal, aponta o perigo, para a Nação, de uma catástrofe financeira. (Hist. Civ. Paulista- A.Leite)

1965 – Prossegue a greve dos estudantes da Escola de engenharia de São Carlos, deflagrada no dia 10 de fevereiro para protestar contra a falta de objetividade da direção  da Escola, no encaminhamento do ensino e sistema de jubilação instituído no estabelecimento. (Diário Popular – resenha de 1965)

1970 – Fundação do Instituto Histórico e Geográfico de São João D’el Rey, presidido pelo escritor  José Claudio Rodrigues (Os 365 dias de Brasiília, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)