Efeméride – 24 de maio

1562 – A Câmara e o Povo da vila de São Paulo elegem a João Ramalho, para Capitão das fôrças que tem de ir à guerra aos índios do Paraíba. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1698 – Carta Régia criando a ouvidoria geral de São Paulo. Não obstante, só teve titular a 3 de agôsto de 1699, na pessoa do Dr. Antonio Luís Peleja (Hist. da Civ. paulista – A.Leite)

1722 – Petição assinada pelos homens bons de São Paulo para que fôsse ajustado um médico formado fazendo-se-lhe “huma congrua certa por ano” (Um Grande Bandeirante- Bartolomeu Paes de Abreu- A.Taunay)

1797 – Foi achado por Antonio Batista Gomes, filho do alferes Manuel Gomes Batista, paulista de origem e até descendente dos Caiapós, o maior diamante até então encontrado nas Minas Gerais, nas catas do Rio Abaeté. Pesava 7 oitavas e 3 quartos. Seus possuidores ofereceram-no como mimo à Sua Majestade fidelíssima. A ambos foi concedida a mercê do Hábito de Cristo, sendo o Alferes nomeado tesoureiro das Reais Casas de Fundição e seu filho escrivão.(Efem.Mineiras – José pedro Xavier da Veiga)

1866 – As fôrças brasileiras vencem as forças paraguaias na Batalha do Tuiuti, sendo o General Osório o grande herói brasileiros no extraordinário feito. O 7º batalhão de voluntários de São Paulo teve notável atuação.

1874 – Instala-se na Capital, a Conferência de São José da Sociedade São Vicente de paulo, primeira cédula da grande obra vicentina de São Paulo (Hist. da Civ.Paulista -A.leite)

1887 – É estabelecida, na Capital, a 1ª fábrica de luvas, por Victor Savin, à rua do Rosario n] 3, sendo sócio capitalista o Dr. Antonio Pereira de Queiroz. Falecendo Savin, passou o seu estabelecimento a Scaramelle Machado. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1889 – Os operários da tipografia do “Diário de Notícias” , desta Capital, fundam uma sociedade de socorros mútuos sob o título: Associação Beneficente. (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1905 – É, por decreto, criado o núcleo colonial “Nova Odessa” para localização de imigrantes russos. (Jornais)

1906 – Falece, em São Paulo, de onde era natural, Martinho Prado Junior, nascido a 17 de novembro de 1843. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, como republicano, fez parte da Sociedade Secreta “A Brasílica”. Como voluntário esteve na guerra do Paraguai. Foi um dos fundadores do jornal “A Província de São Paulo”. Deputado provincial em 1882, foi partidário da abolição da escravatura e favorável ao trabalho lilvre. Fundou a Sociedade Promotora da Imigração.(Jornais)

1943 – Falece, nesta Capital, o Professor José Manuel de Azevedo Marques, da Faculdade de Direito.

1967 – Chega a São Paulo, para visita de 3 dias os príncipes herdeiros do Japão, Akihito e sua esposa Michiko.