Efemérides – 1 de abril

1628 – O ouvidor geral edo sul, Dr. Luiz Nogueira de Brito procede, em São Paulo, a longa correição, apontando uma série de medidas, exceto sobre índios e sobre entradas no sertão. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A. Taunay)

1641 – Amador Bueno é aclamado rei da Capitania de São Vicente, tendo respondido, porém, com uma manifestação de fidelidade ao rei D.João IV.(Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1680 – Carta régia do príncipe regente, abolindo a escravidão dos índios, o que provoca, em São Paulo, violentos protestos. (hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1709 – Edis, e povo, reunidos, “nomeavam e elegiam por cabo universal, para qualquer invasão e defesa e conservação da pátria ao Capitam Amador Bueno da Veyga”.(Correio Paulistano)

1816 – Nasce, em São Paulo, Gabriel José Rodrigues dos Santos, que foi deputado à assembléia geral e tomou parte saliente na Revolução de 1842. (cron.Paulista – J.Ribeiro)

1824 – Assume a presidência da província o mineiro Lucas Antônio Monteiro de Barros, depoisVisconde de Congonha do Campo, que governaria até 5 de abril de 1827, quando passa o governo ao vice-presidente, Luiz Antônio Neves de Carvalho, natural de Portugal.

1881 – Aparece em Jundiaí, o primeiro número de “O Pirilampo”, Cron Paulista – J.Ribeiro)

1889 – São Miguel Arcanjo passa à categoria de município pela lei 89.

1889 – Pela Lei 88, são concedidos foros de cidade a Ribeirão Preto (Estado -19-6-66)

1890 – Por decreto estadual nº 40, é mudado o nome da Cidade da Penha do Rio do Peixe para o de itapira.

1891 – O povoado de São João de Itatinga, atual itatinga, é instituiído como distrito de paz.[

1908 – Lei municipal Isenta do impõsto, por cinco anos, o primeiro grande hotel que seja instalado, na Capital, em edifício adrede construído. (Estado).

1913 – Lei municipal autoriza o Prefeito  a dispensar os emolumentos pela aprovação do projeto e plantas da nova catefral. (C.paulistano)

1927 – Ato Municipal regulamenta a matrícula dos criados de servir. (C.Paulistano)

1966 – O presidente da República visita Santos e São Paulo. Em Piaçaguera, preside à inauguração das instalações  da Companhia Siderúrgica Paulista – C.O.S.I.P.A., que passou a se chamar usina José Bonifácio de Andrada e Silva.

1987 – É recebida como Membro Correspondente a arqueóloga Elisabeth Forber Loibel