Efemérides – 18 de março

1688 – O jesuíta Padre Dias Tanho, vindo de Lisboa, aporta no Rio de Janeiro, onde publica a Bula Pontifícia, que fulmina a escravidão  e muito especialmente o cativeiro e o tráfico de índios. Causou o fato grande revolta da gente que se dava à infame mercância e sofreriam os jesuítas reação dos amotinados, não fôra a intervençãço do Governador Salvador Correia, que gozava de estima pública. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1694 –  Carta régia de D. Pedro II declarando que seria remunerado com fôro de fidalgo e o hábit5o, de qualquer das três ordens militares, todo aquele que descobrisse minas de ouro e prata no Brasil e que, além da propriedade das minas,seria concedido só pagar o quinto para a Real Fazenda., (Apontamentos -A.Marques)

1813 – O povoado de Caçapava Velha, atual Caçapava, é elevado à categoria de freguesia, por alvará do Governo Real.(enciclopédia dos Municípios – I.B.G.E.)

1836 – Lei provincial nº 51 estabelece  um plano grandioso de caminhos de ferro e de vias fluviais pra São Paulo. Esta lei, antes de ter começo de execução, seria substituída pela de número 115, de 30 de março de 1838, que reproduz a primeira com pequenas alterações. (Hist. da Viação Paulista -A.Pinto)

1865 – A freguesia de São Bento de Cajuru, no município de Batatais é elevada à categoria de vila. (Distr. de Paz do Estado – Dep. de Estatística)

1875 – Morre, na Capital, João da Silva Machado, natural do Rio Grande que, vindo de situação humilde(tropeiro), chegou a deputado provincial, geral e a senador. Foi agraciado com o título de Barão de Antonina. dirigiu a Fábrica de Ferro de Ipanema.

1878 – O Govêrno da Província nomeia comandante do Corpo Policial Permanente o Tenente-Coronel Francisco de Paulo Tolo Martins. (a força Pública de São Paulo -E.Andrade e Hely Câmara)

1880 – Comissão nomeada pela Câmara Municipal da Capital para promover leilão de prendas, cujo produto seria destinado ao estabelecimento de um hospital de variolosos, dirige ao Presidente da Edilidade oficio dando conta do resultado da piedosa tarefa, juntando à mensagem a importância arrecadada de trinta e quatro contos, duzentos e quarenta e nove mil trezentos e vinte réis. O edifício do hospital foi levantado na estrada de Pinheiros, quando presidente da Câmara o Conselheiro Antonio Prado. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1894 – O Marechal Floriano Peixoto comunica ao Presidente do Estado Dr. Bernardino de Campos, haver nomeado o General Ewerton Quadros, comandante das fôrças legais da fronteira de São Paulo com o Paraná, em substituição ao Coronel Ferreira.(A rev. de 6 de setembro- P.D.Campos)

1897 – A Câmara Municipal da Capital, pela resolução 58, dá a denominação de General Carneiro à via pública que liga o Largo do Tesouro ao Parque D.Pedro II, em homenagem ao General Gomes Carneiro, que tombou heróicamente no Cêrco da Lapa em 1894 (Relatório da 2ª Região militar).

1922 – É instalado o município de Pedregulho, criado pelo lei 1.829 de 21-12-1921)

1954 – Falece na Capital, o engenheiro Armando de Arruda Pereira, que tomou parte ativa na Revolução constitucionalista de 1932, tendo, sobre a situação dos engenheiros, escrito o livro “Os engenheiros de São Paulo em 1932”. Ocupou o cargo de prefeito da Capital e foi presidente do Rotary de São Paulo e do Rotary Internacional. Como prefeito da Capital construiu a cripta do Monumento da Independência, no Ipiranga, e foi o principal promotor da remoção das cinzas da Imperatriz Leopoldina para esse local.