Efemérides – 4 de março

1533 – Martim Afonso de Sousa passa carta de sesmaria a Francisco Pinto, cavaleiro fidalgo, irmão de Rui Pinto ao lugar denominado Tumiaru, fronteira a Ilha de São Vicente.(Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1679 – Provisão que dá aos naturais do Brasil preferência para os postos militares, benefícios eclesiásticos e outros empregos públicos. (Cron.paulista – J.Ribeiro)

1698 – Câmara e povo de São Paulo pedem à Metrópole, a criação de um governo independente do do Rio de Janeiro (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1720 – Carta Régia declara o pôrto de Santos livre e franco aos navios do Reino.(Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1791 – Em Itu, nasce Antonio Pais de Barros, que viria a ser Barão de Piracicaba, falecendo a 11 de outubro de 1876. Foi o iniciador da cultura de café, o que fez em sua fazenda, em São João do Rio Claro.(Estado e Cron. Paulista – A.Leite)

1839 – A Capela Curada de  Amparo é elevada à categoria de freguesia pela lei nº 6 (Estado  e Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1842 – A freguesia de Queluz é elevada à categoria de vila, pela lei 15.

1842 – São elevados à categoria de freguesia, o arraial de Nossa Senhora da Aparecida, o povoado do “Senhor Bom Jesus dos Aflitos”, de Piraçununga e São José dos Barreiros. Aparecida viria a perder essa prerrogativa em 1844, para readquiri-la em 1880, pela lei 131, de 25 de abril.

1842 – É criada, na Fazenda Santana, uma escola prática para cultura de chá. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1860 – Abraham Lincoln é eleito Presidente dos Estados Unidos. (0s  366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)

1875 – O Governo da Província cria a Guarda Urbana, coim o efetivo de 60 homens, como corpo auxiliar da Força Pública, para policiamento da Capital. (A Força Pública de São Paulo – E.Andrade e H. Câmara)

1876 – A freguesia de Santo Antonio do Pinhal, pertencente ao município de São bento do Sapucaí é exautorada por lei desta data (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1881 – Assume a presidência da Província, pela segunda vez, o vice-presidente, paulista, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, marques de Três Rios, que governaria até 7 de abril do mesmo ano.

1887 – Fundação do Instituto do Ceará, presidido pelo escritor Ednilo Gomes de Soárez  (0s  366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)

1893 – Cerca de 5.000 pessoas  reúnem se no Largo de São Francisco, inclusive muitas vindas do interior do Estado, e dirigem-se ao Palácio do Governo para pedir que o Presidente Bernardino de Campos convoque extraordináriamente  o Congresso para decretar o preciso auxílio ao Governo da União, na defesa do Sul, ameaçado pelos federalistas, comandados pelos caudilhos Gumercindo e Aparício Saraiva, Juca Tigre e outros. Bernardino de Campos, no mesmo dia, convoca o congresso que vota a Lei 120, promulgada no dia 5, autorizando o Estado a prestar à União,  os auxílio necessários para ser mantida a integridade da Pátria e a  instituição republicana. (hist. da Civ. Paulista e Cron., Paulista, de A.Leite e J.Ribeiro respectivamente)

1972 – O Cardeal D. Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo, é recebido como membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

1974 – Inaugurada a ponte Rio-Niterói . (0s  366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)

1995 – Criação do Instituto Camões. (0s  366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)