Efemérides – 31 de maio

1722 – Rodrigo César de Meneses, como prova de sua amistosa atitude para com os temerosos Irmãos Leme, escreve-lhes atenciosa carta, que os encontra a caminho de São Paulo, vindos de Cuiabá; (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1790 – Luís Pinto de  sousa, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra de Portugal, participa ao Embaixador em Paris, Dom Vicente de Sousa Coutinho que, para aquela Côrte, partiam os três naturalistas José Bonifácio de Andrada e Silva, Manuel Ferreira da Câmara e Joaquim Pedro Fragoso, todos formados da Universidade de Coimbra e sócios da Academia Real de Ciência, com o fim de fazerem ali, um curso de Química e Mineralogia docimástica, e, particularmente, lhe recomenda que dê aos três viajantes toda a proteção. Dez anos se demorou José Bonifácio na Europa, tudo estudando e observando (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1797 – Dom Mateus de Abreu Pereira, eleito e confirmado bispo, faz sua entrada solene da Capital. Dom Mateus havia sido eleito em 1] de junho de 1794 e confirmado por bula de 17 de junho de 1795. (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1826 – Toma posse no Senado, como representante da Província de São Paulo, o Barão e depois visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antonio Monteiro de Barros (jornais)

1841 – Nasce Antonio Gonçalves de Araujo Pena, paulista. depois de dedicar-se aos estudos de medicina de Hahnemann e haver praticado por muitos anos no laboratório da Viuva Martins & Cia, estabeleceu-se no rio de Janeiro, onde sempre gozou da estima pública.

1842 – Em Lorena, é aclamada a Junta Provisória do governo local, composta do Capitão-Mor  Manuel pereira de Castro, Tenente Anacleto Ferreira Pinto e Dr. Claudio Guimarães, que adere ao movimento contra a lei de 3 de dezembro de 1841. O padre Manuel Teotônio de Castro é eleito Comandante das Forças que marcham para atacar Silveiras (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1869 – Prudente de Moraes profere na Assembléia Provincial de São Paulo vibrante e documentado discurso profligando as fraudes e violências que caracterizaram as eleições gerais de 7 de setembro de 1868.

1887 – Em Piracicaba, revoltam-se 130 escravos do Barão da Serra Negra (Hist. Civ. Paulista – A.Leite)

1887 – Surge, na Capital o jornal “A Redenção” redigido pelo Dr. Antonio Bento de Sousa e Castro. é um terrível panfleto de propaganda da libertação dos escravos (Hist. Civil.Paulista -A.leite)

1897 – Assume a presidência da Província o vice-presidente Dr. Francisco de Assis Peixoto Gomide, que ficaria no cargo até 4 de junho do mesmo ano.

1917 – Tem início, em São Paulo, o 1º congresso de Estradas de Rodagem.

1920 – É fundada, com a sua primitiva denominação de “Vila Botelhos” e depois   Águas Paredes, a localidade de “Americo Campos”

1927 – Falece, em São Paulo, o pintor Benedito Calixto (Jornais)

1955 – Falece, na Capital, o engenheiro roberto Mange,  diretor de honra do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) roberto Mange, suiço, veio para São Paulo, contratado como professor de máquinas da Escola Politécnica em 1912. Radicou-se no Brasil, constituindo família por um casamento com paulista.