Efemérides – 23 de fevereiro

1731 – São chamados para vereança alguns edis, a fim de substituirem outros que haviam adoecido ou abandonado a cidade por causa das bexigas.

1754 – Homens paulistas, repelem, no Rio Pardo, no Sul, um ataque cerrado de guaranis das Missões Jesuíticas. (Hist. da Civ. Paulista – A. leite)

1806 – O governador e capitão-general, França e Horta, diante da resistência oposta pelos chefes de família à inoculação da vacina, ordena que sejam presos aqueles que, admoestados, não apresentam seus filhos e seus escravos para serem vacinados. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1833 – São criadas as comarcas de Campinas, Santos e Taubaté. (Folha de São Paulo)

1836 – É autorizada, por lei, o estabelecimento, não muito longe da Capital, de uma Fazenda Normal, para o ensaio, ensino e aperfeiçoamento da agricultura e da fabricação rústica, a que seriam recolhidos menores órfãos de qualquer nacionalidade para aprenderem a ler, noções elementares de mecânica e adquirirem prática de agricultura. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1844 – Falece, em Santos, o conselheiro Martim Francisco Ribeiro de Andrada, que ali nascera, em 1774. Diplomado em Coimbra, em matemáticas, foi, em 1804, nomeado inspetor de minas e de bosques da Capitania de São Paulo. Em 1821, foi eleito membro do governo provisório da Capitania. Com seu irmão, José Bonifácio, redigiu a gloriosa representação de 24 de fevereiro, primeiro brado contra a prepotência da metrópole, pelo que foi destituído de membro do governo provisório e conduzido, preso, para o Rio de Janeiro.  Ali, aguardava-o completa vitória, pois foi chamado a 4 de julho de 1822, para o Ministério da Fazenda. Foi deputado à Assembléia Constituinte. Em 1823 (17 de junho), caindo o ministério de que fazia parte, alistou-se com seus irmãos, na oposição, sendo, com a dissolução da Constituinte, preso e deportado para a França. Voltando ao Brasil, foi novamente preso, respondendo a processo, de que foi absolvido. Em 1830, eleito deputado pela Província de Minas Gerais, depois recusou-se a fazer parte do Ministério. Em 1837, foi eleito deputado por São Paulo, e sempre tomando parte nas grandes discussões como opositor ao governo, a última, por ocasião do projeto que declarava maior o Imperador D. pedro II. Apesar disso, foi, com seu irmão Antonio Carlos, chamados para organizarem o novo ministério, ficando com a pasta da Fazenda por 9 meses, para voltar de novo à oposição. (Apontamentos – A.Marques)

1853 – É nomeado o engenheiro Antonio José Vaz para demarcar a rua projetada, da ponta do Acu, em frente ao Seminário das Educandas, hoje Rua Formosa. (Estado de São Paulo)

1858 – Aparece, na Capital, o primeiro número do “O Talião”, periódico de represálias, tendo por divisa “olho por olho, dente por dente”. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1888 – São suspensas as câmaras municipais de São Vicente e Itatiba por apresentarem, ao Governo, a conveniência da convocação de uma constituinte para revisão do artigo 4º da Constituição do Império. (Estado de São Paulo)

1963 – Perdura, no Estado, a desagradável impressão da atitude do Governo Frances, enviando um vaso de guerra para proteger pesqueiros de lagosta na plataforma marítima do nordeste brasileiro. O Instituto de Advogados- secção de São Paulo, envia telegrama ao Presidente da Repúblilca encarecendo a legitimidade dos nossos direitos ao monopólio local da pesca da lagosta”. (dos jornais)

1965 – Reflete beneficamente no Estado a portaria interministerial, número 71, concedendo favores à empresas que não elevarem seus preços. (Resenha do Estado, referente a 1965)