Efemérides – 22 de maio

1531 – Martim Afonso faz voltar a Portugal seu irmão Pedro Lopes de Sousa, no galeão “São Vicente”, para dar a El-Rei parte do acontecido na sua viagem como capitão-mor da terra do Brasil, o que está na carta patente de D.João III, de  20 de novembro de 1530.

1670 – Estevão Ribeiro Baião oferece-se à Câmara e homens bons da vila de São Paulo para ir de socorro à Bahia na  forma do pedido do Governador Geral (Cron. Azevedo Marques)

1698 – O capitão-general Artur de Sá e Menezes que visita a Capitania como delegado da coroa, muito preocupado com a questão servil, expõe a D. Pedro II, em pungente relatório,o que observara nas aldeias dos índios. Viviam “em sumo desamparo e ruína”. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A. Taunay)

1723– Determinam os edis o pagamento de 7 mil réis, pela construção da ponte do Tamanduateí, a Guilherme da Veiga Bueno( O Estado 22-5-66)

1728 – Rodrigo César de  Menezes, Governador de São Paulo, perdoa ao Coronel Antonio Pires de Campos, o descobridor dos rios Cuiabá e Coxipó, em 1718, e a seus irmãos, Pedro e Felipe de Campos, pronunciados na devassa que mandara proceder  para castigar aos que tentaram dar auxílio à fuga de criminosos João e Lourenço Leme (Cronol.Paulista – J.Ribeiro)

1734 – Para os trabalhos da Ponte de Pinheiros é arrecadada entre os moradores de Cotia, a importância de quatro mil e quatrocentos réis. (O Estado 22-5-66)

1808 – O Senado da Câmara, em edital, proíbe, sob pena de 30 dias de cadeia, “a caça de perdizes” em 4 léguas de circunferência da cidade, assim como que danifiquem os ninhos e vendam ovos das mesmas aves. (jornais)

1842 – Igarapava, com a denominação de Santa Rita do Paraíso, tem começo pelos mineiros Anselmo Ferreira Barcelos e Padre Zeferino Batista do Carmo, em terras da Antiga Fazenda Soledade. (Enciclopédia dos Municípios)

1849 – O Presidente da Província agradece a doação feita à Câmara Municipal de Moji-Mirim pelo Monsenhor João José Vieira Ramalho de uma balsa por ele mandada construir para dar passagem no Rio Moji-Guaçu. Mosenhor Ramalho era natural de Portugal, mas veio para o Brasil e Fixou residência em São Paulo. Foi membro da Assembléia Provincial e deputado à Assembléia Geral nas 8ª  e 9ª Legislaturas, sendo escolhido para Senador na vaga do Sr. Francisco de Paula Sousa e Melo, e 19 de abril de 1853, falecendo a 26 de junho, antes de tomar posse. condecorado com a Ordem Imperial do Cruzeiro, no grau de Oficial, e com o título de Monsenhor honorário da Capela Imperial. Residia em Moji-Mirim. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1557 – O Presidente da Província comunica, à Câmara Municipal de Itapetininga, haver o governo adquirido, por compra feita ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, as terras da Fazenda do Capão Bonito para servir de rocio à nova vila do Paranapanema.

1860 – Inácio Ribeiro do Vale e sei filho Francisco Deocleciano ribeiro, procedente de pouso Alegre ou imediações, em minas Gerais, lançam os fundamentos do povoado, sob invocação de Santa Rita, atual cidade de Santa Rita do Passa Quatro. (Enciclopédia dos Municípios- IBGE)

1887 – No salão do prédio nº 76, da Rua Florêncio de Abreu, em presença do presidente da Província, Vice-cônsul da Itália, muitos cavalheiros da melhor cidade italiana, comissões e representantes da imprensa, efetuou-se a inauguração das Escolas italianas promovidas e fundadas por uma associação italiana. A criação das escolas italianas sofreu oposição dos correspondentes desta Capital para o Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, mas foi saudada como obra de progresso pelo cidadão Angelo Tarteroli, em nome da “Gazeta Lusitana”, do Rio de Janeiro e do Jornal “Italiani al Brasile”. O próprio Presidente da Província saudou, com palavras cheias de emoção e entusiasmo a operosa colônia italiana de São Paulo.

1887 – Grande leva de negros, oriundos de Monte-Mor, Capivari e de outras localidade vizinhas, avança na direção da Capital e, dando combate à Polícia, em vários pontos da Província, desvia-se para a serra de Santos, asilando-se aí e em Cubatão. Esse episódio inspiraria, ao poeta Vicente de Carvalho, o poema “Fugindo ao Cativeiro”. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1891 – decreto estadual cria o município de São Sebastião da Alegria, denominação mudada, em 1895, para a de Pederneiras que era o nome da antiga freguesia e que a localidade conserva (Enciclopédia dos Municípios -IBGE)

1928 – O coronel Joviniano Brandão de Oliveira nomeado pelo Governo de São Paulo, toma posse do cargo de Comandante Geral da Força Pública, substituindo o coronel Pedro Dias de Campos que deixava o serviço ativo da Miícia. (Almanaque da F.Pública- ed. 1960)

1934 – O Prefeito Tácito Carneiro da Cunha assina o Ato nº 164, que cria o Ginásio Municipal de Moji das Cruzes (Isaac Grinberg – Hist. de Moji das Cruzes)

1941 – Passaram a integrar o Ministério da Aeronáutica o 2º corpo de Base Aérea e o Parque Regional de São Paulo, que pertenciam ao Exército, assim como a Aviação Naval  de Santos que pertencia à Marinha de Guerra.

1963 – Falece, em São Paulo, o professor Flávio Oliveira Ribeiro da Fonseca, ex-catedrático da Escola Paulista de Medicina (Jornais).