Efemérides-15 de fevereiro
1502 – Chegam ao porto de Cananeia os navios de André Gonçalves e de Américo Vespúcio, depois de terem explorado, por ordem do rei D. Manuel, pela primeira vez, o litoral brasileiro, do Cabo de São Roque, para o sul, e já tendo descoberto o Rio de Janeiro. (Estado de São Paulo)
1564 – Declaração de João Ramalho, constante da ata da Câmara de São Paulo deste dia, de ser maior de setenta anos. ( João Ramalho e Santo André – A.Taunay)
1709 – Na Câmara da Vila de São Paulo, debatem-se os acontecimentos nas Gerais entre paulistas e lusos, sendo condenada veementemente a traiçoeira ação dos chamados emboabas, no Capão da Traição. ( Hist. da Cidade de S. Paulo – A.Taunay)
1777 – Pedro Taque de Almeida Pais Leme começa a ditar suas últimas vontades ao tabelião João Batista de Morais . (Pedro Taques e seu tempo – A.Taunay)
1792 – É entregue ao público o caminho de Cubatão.(Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)
1894 – Inaugurada a Escola Politécnica, a esforços do secretário do Interior, Cesário Mota Junior. É seu primeiro diretor o engenheiro Antônio Francisco de Paula Sousa, que já havia sido ministro de estado no governo do Marechal Floriano Peixoto . (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)
1898 – Desaparece o Teatro São José, na Capital, sob pavoroso incêndio. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1944 – É lançado na Capital, o marco inicial da Cidade Universitária (Folha de S.Paulo)