Efemérides – 23 de maio
1599 – Parte de São Paulo, para as minas do Sertão de Sorocaba e Serra de Biraçoiaba, D.Francisco de sousa, governador Geral e Marques das Minas (se elas se verificassem) . (Informes sobre as Minas de São Paulo- Pedro Taques)
1610 – Contratou-se a construção do novo pelourinho de São Paulo. depois desse, houve outros, no mínimo mais dois.(Jornais)
1822 – Na Capital, verifica-se a sedição, conhecida na História Paulista, por Bernarda de Francisco Inácio, tendo como finalidade a deposição dos membros do Governo Provisório Martim Francisco e Brigadeiro Jordão. Como chefe desse movimento sedicioso, apresentava-se o paulista Coronel Francisco Inácio de Sousa Queiroz. (Cron.Paulista-Azevedo Marques)
1835 – Na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos, comarca da Capital. nasce o Dr. José Alves de Cerqueira César, filho legítimo de Bento Alves de Cerqueira Bueno, descendente de Amador Bueno – o Aclamado. Foi vice-presidente do Estado, tendo substituído o presidente Américo Brasiliense, deposto em 15-12-1891.
1842 – Chega à cidade de São Paulo, tendo partido da Côrte a 19, o general Barão de Caxias, nomeado Comandante em chefe das fôrças que consigo trouxera para debelar a Revolução Liberal, seguindo em direção a Sorocaba, no dia seguinte. (Hist. da Civ. Paulista-A.Leite)
1848 – Falece, nesta Capital , no bairro da Penha, o orador parlamentar Gabriel José Rodrigues dos Santos, nascido, em São Paulo, a 1º de abril de 1816.(Efemérides Brasileiras – Barão do Rio Branco)
1868 – Nasce, em Santos, o Professor Reinaldo Porchat, catedrático da Faculdade de Direito, primeiro Reitor da Universidade de São paulo e Senador do Estado. Faleceu a 12 de outubro de 1953.
1877 – Aparece o 1º número do “Labarum”, órgão da Associação Literária e Científica dos Acadêmicos do 1º ano, sendo redadores Eduardo P. da Silva Prado, Valentim Magalhães bacharel Bulhões Carvalho, Carneiro Leão e Leite de Moraes (Jornais)
1880 – Em Amparo, na Sessão da Câmara Municipal, é apresentada proposta assinada pelos capitalistas Dr. José Pinto do Carmo Cintra e Joaquim Pinto de Araujo Cintra, para o serviço de abastecimento de água e iluminação à luz elétrica da cidade.
1890 – Com 80 anos falece o Conselheiro Francisco maria de Sousa Furtado de Mendonça, natural África, e lente jubilado da Faculdade de Direito de São Paulo, onde se formou em 1838, defendeu tese em 1839, sendo nomeado lente catedrático da mesma Faculdade em 1840. (Jornais)
1891 – Decreto estadual nº 175 cria o município de Bocâina, que seria instalado a 11 de julho do mesmo ano. (Enciclopédia dos Municípios -IBGE)
1921 – Assume o cargo de Comandante da 2ª Região Militar, na cidade de São Paulo, o general de Divisão Ildefonso Pires de Morais Castro (Relatório da 2ª RM- Cel. Arrisson)
1932 – Um movimento de cunho eminentemente popular, dirigido por líderes do Partido Democrático e do Partido Republicano representando a Frente Única Paulista, secundado pelo Presidente da Associação Comercial e por líderes das classes liberais inflamando o povo pela palavra do tribuno Ibrahim Nobre, força o Interventor Federal, em São Paulo embaixador Pedro de Toledo, a nomear um secretariado desvinculado do Governo ditatorial e que merecesse a confiança dos paulistas. Culminou com a posse, naquele mesmo dia, do Dr. Waldemar Ferreira na Secretaria da Justiça e da Segurança Pública e do Coronel Júlio Marcondes Salgado no Comando Geral da Fôrça pública. comemorando o triunfo, o povo sai em passeata pelas ruas. Na Prça da República é recebido a tiros pelos partidários da ditadura alojados na Legião revolucionária, tombando quatro jovens: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais – M.M.D.c>- formaram a sigla da milícia civil revolucionária constitucionalista, de notável atuação nos acontecimentos posteriores. (“Júlio Marcondes Salgado” – Major Bento Serpa)
1935 – É instalado o município de Getulina, criado pelo Decreto 7.028 de 25-3-1935.
1936 – Instala-se o município de Pirangi, antigo Santo Antonio da Boa Vista, fundado em 1895. O município foi criado pelo decreto 6.997 de 7 de março de 1935.
1960 – O Governador Carvalho Pinto cria na cidade de Itu, o Museu Histórico de Arte Religiosa e Música Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo.
1960 – Pelo decreto nº 36.613 o Governo do Estado transfere para a administração da Secretaria da Educação, a fim de servir de sede do Museu histórico dos Andradas, em Santos, o prédio da Cadeia Velha, tomado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como monumento nacional.